Você está visualizando atualmente Informações sobre os Dentes-de-leite

Informações sobre os Dentes-de-leite

Nesta semana, depois de duas perguntas que me fizeram sobre os dentes de leite percebi que o pessoal não está, suficientemente, informado sobre essa importante dentição.
Então vamos lá!
Ufa!!
Dentes-de-leite são a alcunha dos Dentes Decíduos.
Os futuros dentes-de-leites começam a se formar na sexta semana de gravidez. Normalmente, as crianças não apresentam dentes na boquinha ao nascer. Quando isso ocorre, os dentes são chamados de ‘dentes natais’ e se aparecerem nas primeiras semanas de vida são chamados de ‘dentes neonatais’. A primeira coisa a fazer, então, é esquecer aquela bobagem de pacto com cão e coisa e tal. E a segunda é levar o bebezinho no Odontopediatra, ele iria sugerir o melhor tratamento.
Atenção: é no odontopedriatra. Médico NÃO SABE NADA SOBRE DENTES…
E entre o sexto e oitavo mês de vida do bebê, nascem os dois dos 20 dentes decíduos, esses são, geralmente, os incisivos inferiores. Sim, há uma sequência ideal para o surgimento dos leites na boca da criança, essa sequência evita alguns futuros problemas ortodônticos.
Dentes-de-leite
A sequência favorável é:
1 – Incisivos centrais inferiores
2 – Incisivos centrais superiores
3 – Incisivos laterais superiores
4 – Incisivos laterais inferiores
5 – Primeiros molares inferiores
6 – Primeiros molares superiores
7 – Caninos inferiores
8 – Caninos superiores
9 – Segundos molares inferiores
10 – Segundos molares superiores.

Por volta dos seis anos de idade, começam as trocas dos dentes. Os dentinhos de leite vão sendo substituídos pelos permanentes. Mas atenção, os molares permanentes nascem sem substituir ninguém e são comumente confundidos com os dentes decíduos pelos pais. Esses fazem parte da nossa última dentição dada por Deus… A ‘terceira’ dentição ou um substituto, temos que comprar de um Dentista! .

Os odontopediatras recomendam que os pais supervisionem a escovação até os 7 anos. A escovação deve ser feita após as refeições ou, no mínino, três vezes ao dia. Usar o fio dental se já houver contato entre os dentes de leite. Dentes de leite saudáveis garantem a saúde dos dentes permanentes, que estão em formação logo abaixo desses dentinhos. Então, não pode esquecer, nunca, de caprichar na escovação deles!
Fique de olho:
  • Mamadeira noturna: Não escovar os dentes antes de adormecer é um grande problema. Pois as cáries nos dentes de leites são fulminantes. Nesses dentes, o esmalte é ‘mais fino’, então a ação da placa bacteriana é mais rápida.
Atenção: Deve limpar os dentinhos da criança mesmo quando é amamentada no peito. O leite materno, também, é ‘fermentado’ pelas bactérias da boca.
  • De boca em boca: A flora bacteriana é bem semelhante entre grupo familiar. E como são as bactérias as grandes vilãs da boca, devemos evitar: experimentar a comidinha da criança com a mesma colher, soprar a papinha e ficar beijando – com ou sem fins pedófilos – as crianças. As babás também entram nessa dança.

 

Deixe um comentário