Você está visualizando atualmente INVISALIGN — CONCEITO, INDICAÇÕES e  LIMITAÇÕES — VÍDEOS

INVISALIGN — CONCEITO, INDICAÇÕES e LIMITAÇÕES — VÍDEOS

O sistema Invisalign foi desenvolvido pela Align Technology, em 1998 nos Estados Unidos. Este método de tratamento para promover movimentação ortodôntica foi o primeiro baseado exclusivamente em uma tecnologia digital tridimensional (3D).

Além disso, essa técnica incorporou tecnologia ao tratamento ortodôntico, com o auxílio de computadores e com o desenvolvimento de um software denominado Clin CheckTM. As imagens 3D (virtuais) das maloclusões são manipuladas através desse programa computadorizado que produz uma série de estágios de sucessivas e pequenas movimentações dentárias. Para cada um destes estágios são construídos modelos estereolitográficos, sobre os quais são confeccionados alinhadores transparentes fielmente adaptados às coroas dentárias. 

A terapia com Invisalign corrige maloclusões dentárias através da instalação de uma série de alinhadores transparentes feitos de um material plástico, o poliuretano, que é produzida através da técnica de CAD-CAM. Cada alinhador possui aproximadamente 0,7mm de espessura e movimenta os dentes cerca de 0,25-0,30 mm

O sistema Invisalign não representa um conceito novo. Em 1971, Ponitz introduziu um aparelho, chamado “retentor invisível” feito em um modelo mestre que posicionava previamente os dentes numa chapa base de cera. Porém, este produzia movimentos dentários limitados. No sistema Invisalign, os alinhadores devem ser utilizados, sequencialmente, pelo paciente durante 14 dias em média, por isso, são numerados de acordo com a evolução do tratamento.

A justaposição destes alinhadores transparentes e removíveis aos dentes, na correção das maloclusões, determina uma condição estética satisfatória e de favorável higiene bucal. O tratamento com o sistema Invisalign é a principal alternativa para pacientes que são esteticamente exigentes.

INDICAÇÕES:
1 – Pacientes adultos, sendo a maior parte de 30 a 45 anos de idade.

2 – Tipos de maloclusões tratadas com o Invisalign:

– Maloclusão dentária leve;
– Apinhamento moderado (1-5 mm);
– Diastemas (1-5 mm);
– Trespasse vertical aumentado (Classe II, divisão 2);
– Arcos atrésicos que podem ser expandidos sem inclinação dentária excessiva.

3 – Tipos de maloclusões dificilmente tratadas com o Invisalign®:
– Apinhamento e espaçamento superiores a 5 mm;
-Discrepâncias esqueléticas anteroposteriores superiores a 2 mm (medidos pela relação de Classe I);
– Discrepâncias entre a relação cêntrica e a oclusão cêntrica;
– Dente com giroversões superiores a 20º;
– Mordidas abertas (anterior e posterior);
– Extrusões dentárias;
– Inclinações dentárias superiores a 45 º;
– Dentes com coroas clínicas curtas;
– Arcadas com múltiplas perdas dentárias

LIMITAÇÕES:
– A dificuldade de tratar algumas maloclusões com o método Invisalign não inviabiliza seu uso por completo, pois há a opção de realizar o tratamento combinado com uma grande variedade de aparelhos convencionais. Também é possível acrescentar acessórios especiais, a fim de alcançar os movimentos dentários desejados.
– A falta de mecânica interarcos.
– Por ser um aparelho removível, o Invisalign tem pouco controle sobre os movimentos precisos dos dentes, especialmente para: verticalização, rotação, extrusão e fechamento de espaços após fechamento de espaços com adequado paralelismo radicular após extrações.

FONTE:

SISTEMA INVISALIGN®: UMA ALTERNATIVA ORTODÔNTICA ESTÉTICA
Caroline Peixoto Temponi Neves

Deixe um comentário