Você está visualizando atualmente Laser Lingual Frenectomy — FRENECTOMIA LINGUAL A LASER – INCRÍVEL

Laser Lingual Frenectomy — FRENECTOMIA LINGUAL A LASER – INCRÍVEL

Laser Lingual Frenectomy — FRENECTOMIA LINGUAL A LASER – INCRÍVEL

O freio lingual é considerado uma inserção fibro-muscular, localizada embaixo da língua e que se insere na parte de trás da gengiva inferior.

Os pacientes portadores de freio lingual com inserção indevida, o que muitos chamam de “língua presa”, refere-se, na verdade, a um freio lingual curto e com inserção anteriorizada. Entretanto, o diagnóstico e o tratamento dessa pequena anomalia ainda é motivo de discussão e controvérsias entre os profissionais de saúde.

O tratamento em si, quando necessário, consiste em um procedimento cirúrgico para a remoção do freio e liberação dos movimentos da língua. A Indicação da cirurgia é quando o freio curto causa retração gengival, diastemas, dificuldades de higienização, problemas periodontais e dificuldades na fala (língua presa).

Não existe uma idade certa para se realizar a cirurgia, que poderá ser feita pelo odontopediatra ou por um cirurgião pediátrico.
Durante cirurgia, alguns cuidados anatômicos devem ser respeitados: as artérias linguais que percorrem ambos os lados do longo eixo da língua e situam- se próximos à base, e as carúnculas sub linguais por onde drenam as glândulas sub mandibulares.

Se existem alterações no padrão da deglutição e no padrão articulatório verbal é aconselhável o acompanhamento fonoaudiológico após a cirurgia periodontal, pois devido a imobilização e restrição de movimentos causados pelo freio lingual, alguns músculos acham-se atrofiados. Alguns pacientes, mesmo após a liberação das inserções, não conseguirão realizar todos os movimentos possíveis, se não submetidos a exercícios específicos.

Exercícios para a língua presa:
Estalo – emitir o som que lembra o trotar do cavalo.
Protusão e retração – estirar e puxar a língua ao máximo para dentro e para fora da boca
Rotação – colocar a língua no vestíbulo e girar a ponta entre os lábios e os dentes
Massagem – com o dedo, massagear o frênulo a fim de fortalecer e alongar.

Deixe um comentário