Você está visualizando atualmente Livro: Eu indico…

Livro: Eu indico…

GRD_992_974c27faab4f31d56c77555b1f8bc836

Livro: Ortodontia Contemporânea – Diagnóstico e Tratamento.

Autores: Esequiel E. Rodríguez Yáñez & Larry W. White

Editora: REVINTER – AMOLCA

 

Sinopse: O livro Ortodontia Contemporânea – diagnóstico e tratamento,  foi escrito pensando no odontólogo geral, nos residentes em ortodontia e odontopediatria, já que tem como objetivo principal oferecer, de uma forma clara e simples, as bases para se realizar uma ortodontia bem-sucedida e de grande nível.

Esta segunda edição está completamente renovada e atualizada, uma edição 100% diferente da primeira. O livro consta de 18 capítulos com mais de 1550 fotografias, tornando-se uma obra sumamente didática e fácil de digerir.

Veja, agora, o que você vai encontrar nesse livro!

Sumário:

Capítulo 1 – É feita uma resenha histórica do início da ortodontia e das investigações de diferentes ortodontistas que deixaram marcas com o passar dos anos.

Capítulo 2 – Abordamos temas como as 12 chaves da oclusão do Dr.Duran von Arx, a história médica e odontológica, o exame clínico, os padrões faciais, a exploração intraoral, os hábitos e as anomalias dentais e esqueléticas. Enfatizaremos o estudo da face, revisando diferentes análises de frente e perfil do paciente, como as análises de Arnett e Bergman, de Powell, o estudo dos terços, as análises labial e nasal.

Capítulo 3 – Os pontos cefalométricos, cranianos, maxilares, mandibulares, dentais e de tecidos moles são revisados. Também serão analisadas cinco cefalometrias: Steiner, Downs, McNamara, Björk-Jarabak e Ricketts simplificado.

Capítulo 4 – Descrevem-se a fisiologia e a anatomia da articulação temporomandibular, assim como a importância e o procedimento exato da montagem de modelos do paciente sobre um articulador semiajustável.

Capítulo 5 – Serão estudadas as diferentes classificações dos brackets (por sua forma de adesão, tamanho, composição, desenho e manufatura). Também serão revisados os diferentes brackets, como os metálicos, de titânio, em ouro, estéticos, autoaderíveis, Wild Smile e autoligáveis, entre outros.

Capítulo 6 – Um dos temas que avança mais intensamente é o dos adesivos em ortodontia. Discutimos as diferentes formas de adesão dos brackets, assim como uma grande gama de adesivos no mercado da ortodontia.

Capítulo 7 – Revisamos os diferentes arcos mais usados durante o tratamento ortodôntico: de aço inoxidável, NiTi e TMA.

Capítulo 8 – Uma das bases mais importantes para o êxito do tratamento ortodôntico é a mecanoterapia. Neste capítulo definimos pontos relevantes, como centro de resistência, centro de rotação, momento e binário. Também mencionamos as diferentes dobras compensatórias (primeira, segunda e terceira ordens) e as diferentes etapas do tratamento ortodôntico (alinhamento e nivelamento, fechamento de espaços e finalização).

Capítulo 9 –Destina-se à análise da classe I, sua etiologia (fatores gerais e locais), seus diferentes tratamentos (stripping, expansão e extração de dentes permanentes) e a apresentação de casos clínicos para solução de más oclusões.

Capítulo 10 – A má oclusão classe II é o resultado das interações de fatores genéticos e ambientais. Existem dois tipos demáoclusão classe II: as divisões 1 e 2, que são analisadas dos pontos de vista dentário, facial e cefalométrico.Neste capítulo, analisamos os diferentes tratamentos possíveis, ortopédico, ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico e apresentamos dois casos clínicos para solucionar esta má oclusão.

Capítulo 11 – A má oclusão classe III caracteriza-se por apresentar uma posição mesial esquelética e/ou dentária do maxilar inferior com relação ao superior. Esta má oclusão apresenta a cúspide mesovestibular do primeiro molar superior permanente ocluindo por trás do sulco vestibular do primeiro molar inferior permanente. Analisamos os possíveis tratamentos ortopédico, ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico e apresentamos dois casos clínicos para solucionar esta má oclusão de forma ortopédica.

Capítulo 12 – O término da mordida aberta é a ausência localizada de oclusão, produto do desenvolvimento vertical posterior insuficiente ou de um desenvolvimento vertical anterior excessivo, impedindo que um ou mais dentes contatem o dente correspondente na arcada oposta. Analisaremos a etiologia, os tipos demordida aberta e os diferentes planos de tratamento.

Capítulo 13 – A definição de mordida profunda refere-se a um estado de sobremordida vertical aumentada em que a dimensão entre as margens incisais superiores e inferiores é excessiva. Este ressalto dentário é denominado overbite ou sobremordida vertical, e a média é de 2mm. Como no capítulo anterior, serão analisados sua etiologia e os diferentes planos de tratamento.

Capítulo 14 – Denomina-se stripping o polimento ou desgaste parcial do esmalte interproximal realizado com objetivo de conseguir espaço para a localização ortodôntica dos dentes. Também pode ser definido como a diminuição do diâmetro mesodistal de uma ou mais peças dentárias pormeio da eliminação parcial do esmalte. Diferentes técnicas para tal desgaste serão tratadas neste capítulo, assim como suas vantagens, desvantagens e indicações.

Capítulo 15 – O uso de elásticos no tratamento ortodôntico é uma das etapas de alta relevância durante a mecanoterapia e, por isso, serão revisadas as forças, posições, classes etc. dos diferentes tipos de elásticos mais utilizados.

Capítulo 16 – Uma das possíveis alternativas para a solução de uma classe II é o uso de distalizadores. Estes controversos aparatos auxiliam a alongar a arcada maxilar por meio da distalização molar. Analisaremos alguns deles, assim comoseus usos, suas vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações.

Capítulo 17 – A erupção ectópica e a impactação dos caninos superiores permanentes são um problema clínico encontrado com relativa frequência. Revisaremos os diferentes tipos de tração ortodôntica para dentes retidos, assim como as forças utilizadas e os vetores exigidos. As técnicas cirúrgicas para descobrir tais dentes também são tema do capítulo.

Capítulo 18 – O propósito da cirurgia ortognática é corrigir os problemas funcionais e estéticos ocasionados, fundamentalmente, pelas anormalidades dos maxilares. Neste último capítulo, revisaremos algumas técnicas cirúrgicas para a solução dos problemas maxilares e mandibulares do tipo esquelético.

Deixe um comentário