Você está visualizando atualmente MUCOCELE: Terror dos pacientes que sofrem de CANCEROFOBIA!

MUCOCELE: Terror dos pacientes que sofrem de CANCEROFOBIA!

A mucocele é uma lesão benigna da cavidade oral envolvendo as glândulas salivares e seus respectivos ductos.

A sua incidência é alta, aproximadamente 2,5 lesões por 1000 pacientes, e apresenta-se clinicamente como uma lesão em forma de bolha, bem circunscrita, mole à palpação, com superfície lisa e brilhante, e tamanho variado.

Quando localizada superficialmente, tem coloração azulada ou translúcida e, quando mais profunda, tem coloração semelhante à mucosa. Localiza-se predominantemente no lábio inferior, mas pode ser encontrada também no lábio superior, mucosa jugal, palato, região retromolar e ventre de língua.

A patogenia da mucocele é relacionada ao trauma sobre o ducto salivar excretor ou à obstrução desse ducto. O diagnóstico é feito com base nos dados clínicos e na história de trauma relatada pelo paciente.

As formas de tratamento para a mucocele são: a completa excisão com bisturi ou laser, a micromarsupialização, a criocirurgia ou a injeção de OK-432.

A micromarsupialização é uma forma de tratamento principalmente indicada para pacientes pediátricos ou adultos com alteração sistêmica, quando é contraindicado um procedimento cirúrgico. Isso se deve por ser uma técnica pouco traumática, não necessitando de anestesia infiltrativa local e por ser bem tolerada pelo paciente. A realização dessa técnica é contraindicada quando não se tem certeza do diagnóstico clínico, pois não fornece material para exame anatomopatológico.

Mucocele: Lesão comum na clínica odontológica.

Cirurgia de mucocele no lábio inferior:

FONTE:
Tratamento da mucocele com a técnica da micromarsupialização modificada.
Rev assoc paul cir dent 2013;67(3):216-21.
Amanda Leal Rocha
Juliana Maria Braga Sclauser Basílio
Marcio Bruno Figueiredo Amaral
Ricardo Alves Mesquita

Deixe um comentário