O APARELHO DENTÁRIO que promete EMAGRECIMENTO aos usuários!

BRASIL – 1º DE ABRIL DE 2015

Placa bariátrica É O APARELHO DENTÁRIO que promete emagrecimento aos usuários. Disponível nos EUA desde 2004, com o nome DDS Sytem ou Smart Device.

DDS System JPGQual é a ideia? Diminuir o espaço disponível no interior da boca, com uma placa muito semelhante a um aparelho ortodôntico móvel, obrigando a inserir porções menores de alimento e a mastigar mais vezes. O princípio por trás disso, é o período de tempo que a informação de saciedade leva para chegar ao cérebro – em torno de 15 a 20 minutos. A ansiedade e o tipo de alimento ingerido – mais gorduroso ou mais leve – interferem nesse mecanismo. Quem come muito rápido pode acabar não respeitando esse tempo e sentir vontade de comer além do necessário. O valor da ‘novidade’ está na faixa de R$600,00.

A orientação é que ela seja colocada 15 minutos antes da refeição, para haver tempo de adaptação ao volume interno da boca diminuído.

“O objetivo é modificar o comportamento da pessoa, alterando a forma como ela ingere e mastiga o alimento. Ela deverá ingerir porções menores e mastigar mais vezes para que consiga engolir. Lembrando que deverá haver acompanhamento médico e nutricional sempre, uma vez que o aparelho não ensina o que comer, e sim como comer”, destaca o profissional.

O dispositivo foi criado por uma dentista norte-americana portadora de tórus palatino, um crescimento ósseo que diminui o espaço interno da boca. Observando a diferença entre a alimentação dela e do marido, chegou à conclusão que não engordava porque comia mais devagar, em porções menores.

“O sucesso do uso da placa depende da pessoa que usa, é claro. Se ela não realizar refeições com os nutrientes adequados e não praticar exercícios, o efeito será mínimo”, ensinou a dentista. “É importante manter o hábito de mastigação depois de suspender o uso da placa. O resultado prático só vem se a pessoa estiver comprometida”, acrescenta.

Há poucos estudos, até hoje, que avaliaram e apontaram comprovação da influência da mastigação na perda de peso. Uma dessas pesquisas, que envolveu 32 adultos, foi realizada pela própria empresa fabricante do DDS System. Os voluntário foram avaliados durante dois dias. No segundo dia, o grupo com o aparelho ingeriu 23% menos comida, ou 533 calorias…

Deixe um comentário