Você está visualizando atualmente O ENEM 2010 foi cariado!

O ENEM 2010 foi cariado!



Post by Neto Miná

Ocorreram, no último sábado (6) e domingo (7), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A classe odontológica foi agraciada com uma singela questão sobre Cárie Dentária.

E para o deleite dos dentistas, acadêmicos e estudantes do ensino médio, o Ortoblog traz a questão na íntegra.

  A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva. Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago 2010 (adaptado).

Cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva, *cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias. HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de:

A) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.

B) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.

C) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.

D) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.

E) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.

Como mero acadêmico que sou, não vou me ater a uma “possível alternativa correta”. Apenas tentarei esclarecer os questionamentos que possam ter surgido nas mentes dos estudantes que responderam a essa questão. Isso, se deu tempo de ter questionamentos durante essa “prova de resistência”.
1- Xilitol?? #WTF ?
O Xilitol é um tipo de açúcar derivado da celulose. Inicialmente ele era empregado na dieta de pacientes diabéticos, por ser metabolizado sem participação da insulina. Porém, após pesquisas comprovarem que o xilitol inibe o crescimento do Streptococcus mutans (principal agente da cárie) ele passou a ser utilizado em diversos países europeus no controle da cárie dental. No Brasil o xilitol é pouco usado e pouco produzido, a matéria-prima mais utilizada é o bagaço da cana-de-açúcar.
2- Cárie = destruição de osso?? 
Existe cárie também em osso? 
Dente é osso?
Sim, existe cárie óssea, além da “Pop Star Patológica” cárie dentária. Cárie é a destruição de um órgão mineralizado de forma progressiva. E dentre os órgãos hiper-mineralizados existentes no corpo humano estão os ossos e os dentes. Portanto, dente não é um osso, mas é um orgão hiper mineralizado com funções próprias.
3- AFF, Cárie…
Cárie é uma patologia complexa, uma doença multifatorial (frase clássica) e um problema de saúde pública nacional. A saúde bucal ainda é abordada de forma bastante superficial no Brasil. Um exemplo: certamente muitos dos estudante que leram essa questão já conheciam o nome Placa Bacteriana, mas não sabiam exatamente do que se tratava. Agora eles sabem, ou supostamente sabem, que a placa bacteriana é um dos fatores causadores da cárie dental; um agregado de bactérias, restos de alimentos e outros compostos que aderem a superfície dental devido a não higienização, ou má higienização, da cavidade bucal.


Meus sinceros agradecimentos a @marcelfarias, pela dica; a @thiagoliol, que scaneou a questão e me ajudou a levantar as possíveis dúvidas dos estudantes e um Obrigado super especial para @tataahcruz, pela dica e por me enviar toda a questão digitalizada. 
OBRIGADO!
PS.: Hoje (08), a prova do ENEM 2010 foi cancelada.



Sobre o Autor:

Neto Miná Neto Miná é um estudante de odontologia baiano, natural de Itororó, que mora em Sampa e estuda na Universidade Paulista – UNIP. Voluntário do Banco de Dentes Humanos e aluno pesquisador em Saúde Bucal Coletiva.

Deixe um comentário