Você está visualizando atualmente O EXCESSO  de ‘FLÚOR’  pode DANIFICAR O SORRISO do seu FILHO — SAIBA MAIS!

O EXCESSO de ‘FLÚOR’ pode DANIFICAR O SORRISO do seu FILHO — SAIBA MAIS!

Fluorose dentária: EVITAR é proteger o sorriso de SEU FILHO!

Os dentistas recomendam iniciar a higiene oral das crianças, já, nos primeiros meses de vida. Uma higiene adequada, durante a primeira infância, significa limpar a boca do bebê com água e algodão e, especialmente, evitar cremes dentais, alimentos e bebidas que contenham flúor. Porque o excesso de ‘flúor’pode causar manchas na superfície dos dentes, ocasionando o FLUOROSE DENTAL.

Aqui, vamos explicar um pouco mais sobre esses problema.


01 – O que é a fluorose dental?

É uma anomalia causada pelo uso excessivo e prolongado de ‘flúor’ durante a infância. É caracterizada por coloração que varia desde branco até o castanho escuro, devido à destruição do esmalte dos dentes. Podendo ocorrer tanto em dentes decíduos e permanentes.

Caracteriza-se por uma hipomineralização do esmalte e da dentina do dente (as duas camadas mais externas dos dentes tornam-se porosas). Nos graus mais leves manifesta-se pelo aparecimento de pequenas manchas ou linhas brancas ao longo do dente. Nos casos mais graves, a fluorose adquire uma coloração acastanhada ou marrom, podendo haver perda de estrutura dental nesses casos.

fluorose

02 – Qual é o período de maior risco?
Especialistas dizem que as crianças menores de seis anos são mais propensas a ingestão de ‘flúor’, pois, ainda, apresentam uma certa dificuldade durante a escova dentária, onde acabam engolido um pouco do creme dental. E ainda há ingestão de vários alimentos que contém ‘flúor’. Neste período, os dentes permanentes estão em formação, assim, o excesso de ‘flúor’ingerido pode danificar o esmalte desses dentes em formação.

Saber Saúde: Fluorose:

03 – E essas manchas, no esmalte, são permanentes?
Sim. Uma vez que o ‘flúor’ faz parte do esmalte, e não pode ser removido.
Hoje em dia, você pode encontrar muitos tratamentos para minimizar ou eliminar o problema. Estes tratamentos incluem clareamento dos dentes, facetas e/ou fragmentos de porcelana ou de resina e, também, coroas totais de porcelana.01
A atitude mais recomendada é ir ao dentista, para determinar o melhor tipo de intervenção, isso em função do grau de fluorose e idade do paciente.

04 – Como é fluorose dentária pode ser prevenida?
O ‘flúor’ é, basicamente, obtido através de alimentos, água, suplementos vitamínicos e cremes dentais. Por isso é necessário obter informações sobre a quantidade de ‘flúor’ que há na água da sua região, bem como a quantidade que há nos alimentos e nos cremes dentais.Só, assim, pode evitar o consumo excessivo.
Além disso, especialistas recomendam usar cremes dentais especiais para crianças, feitos sem flúor. Devemos ler as dicas de composição e de utilização a garantir que os produtos são adaptados à ingestão oportuna pela criança.

FONTE:
OdontoBebé – www.odontobebe.odontovida.com

Remoção de manchas brancas de fluorose através de microabrasão:

Deixe um comentário