O número de Ouro: A proporção áurea,o SEGREDO da beleza – MITO OU VERDADE?

A proporção áurea vem encantando pessoas ao longo de séculos. Dizem que ela pode ser encontrada, em praticamente, tudo!
Na natureza, na arquitetura, em pinturas de Leonardo da Vinci e até no corpo humano. MITO OU VERDADE?

Mas que é a proporção áurea?

proporçãoEla surge quando você divide uma linha em dois pedaços (A e B), de forma que a razão entre eles (A/B) é igual à razão entre a linha inteira e o pedaço maior ((A+B)/A). Isto é aproximadamente igual a 1,618. Ela é representada pela letra grega phi (φ), e foi descoberta pelo matemático Euclides há 2.300 anos, na Grécia Antiga – mas só ganhou o nome “divina proporção” muitos séculos depois…

O número ganhou ainda mais popularidade por causa de Adolf Zeising, um psicólogo alemão que via a razão áurea em “todas as estruturas, formas e proporções”. Ele dizia que a distância entre o umbigo e os pés sempre se encaixa na proporção áurea – ou seja, seria muito próximo a 1,6.

Onde existe a proporção áurea?
A proporção áurea não é um mito. Ela aparece bastante na ciência e na natureza, em diferentes formas:

1 – Ela também está relacionada à importante sequência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233… Ela é formada pela soma dos dois números anteriores: 1+1=2, 1+2=3, 2+3=5, e assim por diante. Ao dividir um número pelo outro, você se aproxima continuamente da proporção áurea.

2 – Indícios da proporção áurea foram detectados no nível quântico, onde átomos magnéticos ligados entre si parecem vibrar em frequências descritas por φ. Na escala macroscópica, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea descrevem as disposições naturais de sementes e folhas em muitas plantas. O matemático Revlin explica que, no caso das sementes, “a natureza quer colocar o máximo de sementes possível, e a maneira de fazer isso é adicionar novas sementes numa forma em espiral”.

A Última Ceia (1955), por Salvador Dalí, com linhas inseridas pelo programa PhiMatrix
A Última Ceia (1955), por Salvador Dalí, com linhas inseridas pelo programa PhiMatrix

3 – A proporção áurea também era usada como um guia na obra de artistas como Salvador Dalí e de arquitetos como Le Corbusier.

dentes com au
Proporção áurea nos dentes…

4 – A proporção áurea pode ser encontrada nos dentes anteriores superiores, numa visão frontal, entre a largura do incisivo central e a largura do lateral, e entre a largura do incisivo lateral e largura do canino. Porém, esta proporção não ocorre naturalmente na maior parte da população. Nos tratamentos restauradores estéticos de dentes anteriores superiores a proporção divina pode ser usada como guia, devolvendo de forma eficiente a harmonia do sorriso, porém não garantindo a beleza do sorriso, já que este é um conceito bastante subjetivo.

Então, onde não existe a proporção áurea?
A proporção áurea não está presente em todos os lugares da natureza, nem da arte. No entanto, é muito fácil enxergar padrões onde eles não existem. Revlin explica: “A questão aqui não é se você pode encontrar a proporção áurea em algum lugar. Se você olhar o bastante, você será capaz de encontrar qualquer número (razoável) em quase qualquer lugar…”

1 – Obras históricas:
A fachada do Partenon, templo construído na Grécia Antiga para louvar a deusa Atena, foi feito com base na proporção áurea… No entanto, ele foi construído em 447 a.C., mais de um século antes da descrição da Porporção Aurea

Também existe a crença de que Leonardo da Vinci usou a proporção áurea em suas obras. Por exemplo, dizem que o Homem Vitruviano se encaixa na razão áurea, por ter a proporção perfeita entre altura e largura – mas as medidas não batem. Como explica o físico Donald E. Simanek:
“A relação umbigo/altura na imagem é 0,604, um pouco menor do que 1/φ = 0,618. Da Vinci escreveu um texto que acompanha a imagem, mas ele não diz nada sobre essa relação, nem sobre a distância do umbigo até os pés.”
A Mona Lisa também é “vítima” das linhas áureas. Basicamente, você pode inserir um retângulo áureo arbitrário na cara da Gioconda, e ele vai se encaixar… de alguma forma.

2 – Também é possível encontrar espirais logarítmicas em galáxias, só que elas geralmente não se encaixam na proporção áurea:

Galaxia-e-proporcao-aurea

Por que vemos a proporção áurea onde ela não existe?
O matemático George Markowsky, em seu artigo “Equívocos sobre a Razão Áurea” de 1992, explica:

Se você se dispõe a medir uma estrutura complicada como uma pirâmide egípcia, você terá rapidamente na mão uma grande abundância de comprimentos para brincar. Se você tiver paciência suficiente para fazer malabarismos com esses números, você certamente obterá muitos valores que coincidem com importantes datas históricas ou números nas ciências. Como você não está limitado por nenhuma regra, seria estranho se a “verdade” da razão áurea não se encaixasse com sucesso considerável.

MINHA OPINIÃO SOBRE A PROPORÇÃO ÁUREA NA ODONTOLOGIA:
É um pouco de forçação de barra… Já que esta proporção NÃO ocorre naturalmente na maior parte da população. MITO

O número de Ouro: a mágica por detrás do belo

Planejamento Digital do Sorriso & Proporção Áurea

Tema: Proporção Áurea

Deixe um comentário