Você está visualizando atualmente O QUE É UMA PONTE FIXA? EU VOU EXPLICAR, PARA VOCÊ.  — COM VÍDEO

O QUE É UMA PONTE FIXA? EU VOU EXPLICAR, PARA VOCÊ. — COM VÍDEO

ponteO que são pontes dentárias fixas?
As pontes dentárias fazem parte de um tipo de prótese denominada prótese fixa. Portanto, são cimentadas, ou seja, coladas no dente. Essas próteses têm uma boa durabilidade e uma ótima estática, quando bem feitas. A ponte dentária é um tipo de prótese destinado a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Então, são usados, como apoio, os dentes naturais em cada extremo do espaço desdentado.
As pontes dentárias só podem ser removidas pelo dentista, não podendo ser retirada pela pessoa que a usa. Ao contrário dos recursos móveis, como as dentaduras e próteses parciais removíveis, que podem ser retiradas e lavadas diariamente.

Como são feitas as pontes?
Em todos os casos, os dentes remanescentes são preparados para servir de pilares a uma ponte. São, então, previamente desgastados e, quando necessário, desvitalizado. Os dentes, chamados de pilares, servem de âncoras para as pontes. Então, de fazer uma ponte fixa, o dente (ou dentes) deve ser reduzido em seu tamanho de modo que a ponte se encaixe perfeitamente sobre o preparo. Após a redução do dente/dentes, o dentista fará um molde exato para a confecção da ponte. O inconveniente da ponte é que exige o preparo dos dentes que vão servir de suporte.
Um dente substituto denominado pôntico é soldado às coroas que revestem os pilares.
Uma ponte provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto ponte fixa permanente está sendo feita. Os elementos de restauração e substituição dos dentes são confeccionados em laboratórios de prótese dentária. Quando estiver pronta a definitiva, a ponte temporária é removida para que a nova seja cimentada sobre o dentes já preparados.
As pontes podem ser confeccionadas de diversos materiais. As pontes de porcelana ou cerâmica podem combinar com a cor natural de seus dentes. Outros materiais usados são as ligas de metal.

Por que tenho que substituir um dente ausente?
A ponte fixa pode ser recomendada se você tiver perdido um ou mais dentes. Falhas deixadas por dentes ausentes podem fazer com que os dentes remanescentes girem ou se movam para os espaços vazios, resultando em uma mordida errada. O desequilíbrio causado pelo dente ausente também pode levar à gengivite e à disfunção da articulação temporomandibular (ATM).ausente

Qual a durabilidade das pontes fixas?
A higiene dentária é condição essencial para a durabilidade de uma ponte.
Embora as pontes possam durar uma vida toda, algumas vezes elas se soltam ou caem. O passo mais importante para garantir a longevidade de sua ponte é possuir uma boa prática de higiene bucal. A ponte pode perder seu apoio, se os dentes ou osso que a sustentam forem danificados por doenças.
Mantenha suas gengivas e dentes saudáveis, escovando com creme dental com flúor e utilizando o fio dental diariamente.
Visite, também seu dentista regularmente, para exames e limpezas profissionais. Para prevenir o dano em sua ponte fixa, evite morder alimentos duros, gelo ou outros objetos duros.

Em tempo:
– Existe ainda um outro tipo de ponte dentária, conhecida por ponte adesiva e limitada a casos específicos (dentes incisivos superiores).
– Os avanços da Odontologia permitem hoje uma nova opção: a ponte dentária apoiada em implantes dentários. Nestes casos não é necessário recorrer aos dentes que sobram para a retenção e apoio da ponte.

Este post tem um comentário

  1. Rita de cassia nascimento maciel

    gostaria de saber qual e o preço da protese fixa e como e colocada

Deixe um comentário