Você está visualizando atualmente Odonto ONGs no ONGs Brasil

Odonto ONGs no ONGs Brasil



Post By Neto Miná 
ONG Brasil é uma feira e congresso de ONGs brasileiras .

Ocorreu do dia 25 ao 27 de novembro no Expor Center Norte em São Paulo. 
O Objetivo desse evento é gerar subsídios às ONGs, desenvolvendo-as e capacitando-as. 
Tive o prazer de participar como voluntário, ontem, (26) e aproveitei para visitar stands de ONGs que trabalham com Odontologia, para poder compartilhar um pouco das histórias e dos trabalhos realizados por eles.

A Associação Odonto Criança (AOC) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua na cidade de São Paulo desde 2001. Eu tenho um carinho todo especial pela AOC, sou voluntário há 2 anos e é impossível manter a imparcialidade nesse momento. 
Eles realizam um belíssimo trabalho em Educação em Saúde Bucal com crianças e adolescentes que estão inseridos em programas de instituições parceiras. Além de ter sido eleita uma das 7 Atitudes Memoráveis de Dentistas, ela abre espaço para que os acadêmicos possam atuar diretamente com comunidades.
Dentre as ações realizadas pela AOC estão: atividades lúdico-educativas, escovação supervisionada, orientações aos pais e capacitação de educadores, funcionários dos projetos parceiros e lideres comunitários, formando novos promotores de saúde bucal.
Dentistas, acadêmicos, ACDs, THDs e pessoas fora da área de odonto mas que adoram ver um belo sorriso no rosto de uma criança, façam o seu CADASTRO, O pessoal da AOC entrará em contato com vocês, informarão sobre os próximos eventos que serão realizados para que você também possa ajudar a manter esse lindo trabalho.


O Instituto Ensinando a Sorrir (IES) realiza suas ações há 11 anos no Rio de Janeiro – RJ. As crianças são atendidas na própria sede do instituto onde é realizado um atendimento multidisciplinar. Além de avaliarem as necessidades em saúde bucal, serão avaliadas a necessidade de acompanhamento psicológico e fonoaudiológico. Após entrevista com assistentes sociais, a criança passa por atendimento clinico restaurador e periodontal. Finalizada essa etapa, ela é encaminhada para clinica de ortodontia.


Como participar: adotando um sorriso, apadrinhando o IES ou doando materiais. Mais informações AQUI.


Um lindo trabalho realizado pela Dr.ª Marisa (dentista) e sua sobrinha Dr.ª Vanessa (oncologista), o Instituto Sorri Para Vida atende pacientes oncológicos carentes, melhorando suas condições de saúde bucal, tratando as mucosites e outros problemas bucais gerados pelos tratamentos radio e/ou quimioterápicos.
As manifestações bucais que ocorrem durante o tratamento oncológico dificultam o paciente em abrir a boca, prejudicando a alimentação, a comunicação. Esses fatores deprimem o paciente tanto imunologicamente quanto psicologicamente. Os tratamentos com laserterapia realizados no Instituto Sorrir Para Vida melhoram a qualidade de vida dos pacientes, além de reduzirem o número de óbitos por septissemia secundária.
Como ajudar: doações ou comprando um dos produtos do instituto.


Não deixem de conhecer “a história por traz da história” do Instituto Sorrir Para Vida.


A Associação Cristã Corrente de Luz contribui com o desenvolvimento social e espiritual de comunidades carentes em Santana de Parnaíba – SP. Um dos seus projetos é o Sorrindo para a Vida , que em um ano de atividade já atendeu quase 6 mil pessoas. Além dos atendimentos em clinica geral, as comunidades são assistidas nas demais especialidades odontológicas, exceto implante e ortodontia (uma das metas do programa é assistir as comunidades também nessas duas especialidades).
Voluntariado: para ser um voluntário entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Atenção:Não deixem de dar uma lida nos Mandamentos do Voluntário antes de entrar em contato com a associação.


Se você tem interesse em ONGs, pretende montar ou filiar-se a uma ONG o OrtoBlog indica duas instituições que podem te fornecer informações e suporte para isso: Uma é a ABOMG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais); outra é a Oxfam, uma organização internacional de apoio ao desenvolvimento humanitário.

Sobre o Autor:

Neto Miná Neto Miná é um estudante de odontologia baiano, natural de Itororó, que mora em Sampa e estuda na Universidade Paulista – UNIP. Voluntário do Banco de Dentes Humanos e aluno pesquisador em Saúde Bucal Coletiva.

Deixe um comentário