Você está visualizando atualmente Pergunte ao Ortodontista: “Tenho 2 implantes, posso usar aparelho?”

Pergunte ao Ortodontista: “Tenho 2 implantes, posso usar aparelho?”

Magical-Snap-2012.02.18-07.14-0011-297x300Então, a resposta para essa pergunta é o meu já famoso depende…
Sim, vai depender do planejamento, de como vai ser executado o tratamento ortodôntico, bem como, do planejamento utilizado para a realização dos implantes…

Complicado?
Então, vamos por partes.

Primeiro: O implante.
Os implantes dentários são utilizados para substituir dentes. São parafusos de titânio que ficam encravados no osso e esses parafusos, através de conexões especiais, recebem a coroa, que é a parte visível do dente. O Titânio, utilizado na confecção dos parafusos de implante, possui uma propriedade de combinar com o osso do nosso organismo de tal forma que o parafuso fica quase soldado ao osso ao redor. Por isso, os implantes ficam firmes e fixos na arcada dentária.

Segundo: O Aparelho Ortodôntico.
O dente natural possui um conjunto de estrutura, própria do organismo, que facilita a sua locomoção pelo osso presente na boca. Os aparelhos ortodônticos utilizados ajudam e direcionam a movimentação dentária planejada antes de colar as peças nos dentes dos pacientes. Assim, um dos requisitos básicos do tratamento ortodôntico é a movimentação dentária.

A pergunta: “Tenho 2 implantes, posso usar aparelho?”
Como o implante fica fixo e ‘colado’ no osso, os aparelhos ortodônticos não conseguem realizar a movimentação desses parafusos. Por isso que vai depender o tipo de tratamento a ser realizado. Se o tratamento ortodôntico prevê a movimentação dos dentes para trás e os implantes são justamente os dois incisivos centrais – os dentes da frente – fica bem complicado o tratamento. Por outro lado, um dente implantado pode ajudar na ancoragem, ou seja, pode ajudar a movimentar alguns dentes e o implante fica paradinho no seu lugar.

Assim, o melhor a fazer é ter uma boa conversa com o seu ortodontista para saber quais são as possibilidades do seu tratamento. E também, consultar o seu implantodontista para você ficar sabendo a real situação do seu implante.

Esse texto foi publicado originalmente no Blog do Dentista, leia esse e muitos outros lá!

Deixe um comentário