Você está visualizando atualmente PIERCING: O que VOCÊ deve AVISAR ao SEU paciente!

PIERCING: O que VOCÊ deve AVISAR ao SEU paciente!

Durante séculos a prática de piercing no corpo faz parte de ritos culturais e religiosos. Na antiguidade, os egípcios usavam no umbigo simbolizando realeza, os romanos utilizavam anéis nos mamilos demonstrando coragem e os maias perfuravam suas línguas com propósito religioso. Recentemente, os piercings tem se tornado uma forma de expressão individual, como o piercing colocado na orelha, sobrancelhas, nariz e, até mesmo, na boca, lábios e bochechas.
Esses artefatos de metal são de diferentes estilos e compreendem peças como pinos, tarraxas e argolas. Mas, o piercing colocado na língua, lábios ou bochechas envolvem riscos maiores do que os colocados na orelha, por exemplo. Antes de perfurar qualquer parte, dentro ou fora da boca, converse com seu dentista.
Sempre que um paciente me fala que vai usar um piercing na região oral, eu o desencorajo. Mesmo aqueles que já estão utilizando tal artefato, eu aviso dos possíveis riscos que estão correndo:
Infecções:
A boca contém milhares de microrganismos que podem causar infecções depois colocação de um piercing. O tempo médio de cicatrização é de, aproximadamente, cinco semanas.
Quando apresentar dor e inflamação recomenda-se a limpeza do local com uso de clorexidina e realizar antibioticoterapia.
Sangramento:
A boca é uma região extremamente vascularizada. Caso um vaso sanguíneo seja perfurado durante o procedimento de colocação, pode haver um sangramento difícil de ser controlado com perda excessiva de sangue.
Dor e inchaço:
São sintomas comuns de piercing na boca.
Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração.
Dentes danificados:
O contato constante do piercing com os dentes pode danificá-los, causando trincas, desgastes do esmalte ou mesmo quebrar um pedaço do elemento dental. Dentes com restaurações, também, podem ser danificados pelas peças de metal.
Ferimento na gengiva:
As peças de metal não só podem ferir o tecido da gengiva que é sensível, mas também podem causar retração gengival.
Interferência com a função normal da boca:
Aumentam a produção de saliva;
Impedi que você pronuncie corretamente algumas palavras;
Dificuldades na alimentação, pois dificulta a mastigação.
Endocardite:
O piercing pode causar endocardite, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração.

Deixe um comentário