Você está visualizando atualmente Post Comemorativo: Criança pode usar aparelho?

Post Comemorativo: Criança pode usar aparelho?

Fiquei muito honrado e feliz de escrever este post em conjunto com o Dr. Gustavo Camilo. E agradeço, em público, pela feliz oportunidade : D

Esse post foi publicado originalmente no Blog do tio Dentista, em comemoração dos 3 meses de absoluto sucesso do blog. No Blog do Tio dentista, Dr. Gustavo descomplica, explica e ensina a odontopediatria. Excelente fonte de informações para os profissionais e para os pais. confira! 

Criança pode usar aparelho?
Pode! 
Desde que seja realmente necessário.

Muitos pais vivem preocupados com a aparência do sorriso e, por isso, ficam ansiosos para colocar aparelho na meninada. É um dente meio tortinho aqui, um espaço um pouco maior ali e pronto! Já querem dar um jeito de “melhorar” o sorriso da criança. Muita calma nessa hora!

Tem muita gente que pensa que “quanto mais cedo colocar aparelho, melhor.”


Bem, na verdade nãé assim.
Há muito tempo, os tratamentos ortodônticos deixaram de ser uma prerrogativa da gurizada. Hoje, conseguimos realizar um razoável tratamento nos pacientes adultos também, mesmo aqueles com sequelas periodontais (problemas nas gengivas e no osso que segura os dentes) e mutilados por extrações.

Mas, então, qual é a melhor idade para começar um tratamento ortodôntico?

Essa é uma pergunta que até mesmo os profissionais da área têm dificuldade em responder. Mas a melhor resposta? “Depende”. Na verdade, depende do tipo de problema que a criança apresenta.
Há certas má-oclusões, como mordida aberta, sobremordida profunda e/ou mordida cruzada, que devem ser tratadas o mais cedo possível. Em outros casos, deve-se acompanhar o desenvolvimento da criança para atuar na hora certa como, por exemplo, os apinhamentos (quando os dentes estão bem amontoados devido à falta de espaço).
A recomendação de sempre é levar a meninada ao dentista. Ele vai examinar e verificar se está tudo em ordem com os dentes, a gengiva e a oclusão. A oclusão é o modo como os dentes se encaixam. Aqui ele irá verificar a existência de: mordida aberta (quando os dentes de cima não encontram com os dentes de baixo), mordida profunda (quando os dentes de cima recobrem muito – e muito! – os dentes de baixo) ou mordida cruzada (quando os dentes de cima se encaixam atrás dos dentes de baixo). Esse trio de mordidas erradas deve ser corrigido o mais cedo possível!


Existem casos em que a criança precisa usar aparelho porque tem dente faltando na boca. Sim, a perda precoce de um dente de leite pode ser problemática! O dente de leite, além de “mostrar” ao permanente o lugar certo, mantém o espaço ideal pra ele nascer. Se a criança perde esse dente antes da hora, o dente de trás ou da frente pode mudar de lugar e bloquear o dente permanente que está para nascer. E, ainda, pode também acelerar ou retardar o nascimento do dente permanente. Esse fato vai depender da idade que a criança se encontra ao perder o dentinho. Assim, o aparelho vai manter o espaço para que o dente permanente possa nascer sem problemas. Fique de olho!

E ainda tem aqueles aparelhos que passam por fora da boca… É! Aqueles aparelhos que algum espírito de porco apelidou de freio de burro, mas que de freio e de burro não tem nada. Esses aparelhos são excelentes para fazer a correção do problema ortopédico/ortodôntico que a criança apresenta. Então, pais, evitem as críticas e/ou a cara de piedade quando a criança for usar os aparelhos extra-bucais. Fica a dica!

Por fim, muitos meninos e meninas ficam ansiosos para usar o tal aparelho fixo, aquele com as pecinhas (os bráquetes) coladas nos dentes. Mas esse aparelho em dentes de leite, não!

O importante é ter calma e usar, da maneira correta, o aparelho que o dentista indicar!




Post-Scriptum. Não coloquei as fotos dos autores do artigo, atendendo a um pedido dos Doutores Franklin Botega e Alexander Müller, editores do OdontoBLOia

Deixe um comentário