O Ortodontista é o dentista especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
Por isso, uma consulta precoce ao Ortodontista é muito importante, pois ele pode perceber vários desvios no crescimento, retenções dentais, mordidas cruzadas, mordidas abertas etc…
Crianças que têm até 5 anos ou um pouco menos já podem ir ao ortodontista para avaliar possíveis necessidades de um tratamento e diagnosticar alguns problemas como por exemplo mordida aberta . O Ortodontista poderá orientar quanto ao uso de chupetas, mamadeiras e hábitos de sucção digital além de avaliação do posicionamento lingual. No entanto o tratamento nessa idade pode não ser aconselhável por uma série de fatores, como os dentes de leite que ainda serão substituídos pelos permanentes. Além disso, a criança pode não entender a necessidade do aparelho e não cooperar com o tratamento, o que pode prejudicar o resultado.

Crianças entre 6 e 9 anos com mordida aberta, cruzada já podem iniciar o tratamento e quanto antes corrigirem esses problemas , mais rápidos são os resultados. Podem ser notados também nessa faixa de idade alterações de crescimento dos maxilares ( maxila pra frente, mandíbula pra frente, etc….) mas que talvez devam ser tratadas no surto de crescimento, entre 9 e 14 anos com aparelhos ortopédicos. Pequenas correções dentais com aparelhos fixo podem ser feitas nesse período, mas não são tão comuns.

Com a perda de todos dentes decíduos ( “de leite”) entre 12 e 14 anos, já é possível o tratamento de correções dentais com aparelhos fixos e o tratamento é feito , em média por 2 anos.
Adultos também podem realizar correções, mas já não contam com o crescimento ósseo , por isso o diagnóstico deve ser preciso , assim como o tratamento.

Ao contrário de que muitos pensam, pessoas idosas também podem realizar tratamento ortodôntico, basta terem saúde periodontal. O tratamento ortodôntico aliado a reabilitação protética pode ajudar em diversos casos, além de devolver a auto estima .

Resumindo, nunca é tarde para passar num ortodontista, mas quanto antes as pessoas forem, melhor serão os resultados e estabilidade dos tratamentos.
Procure hoje mesmo um ortodontista!
Um abraço
Dr. Basilio José Bernal Jr.
CROSP 70824
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial