REMOVENDO CÁRIES COM LASER – O futuro chegou na Odontologia, ou quase…

O laser vem sendo amplamente utilizado na área da saúde, encontrando-se em franca evolução na Odontologia, beneficiando o paciente com tratamentos atraumáticos, sem dor, com melhor pós-operatório, entre muitas outras vantagens.

Em 1997, a Food and Drug Administration aprovou o uso de laser em tecidos sólidos dentários (dentes) e no tratamento de cáries. Diferentes tipos de laser estão sendo usados em aplicações odontológicas nos tecidos leves (gengivas) desde o início da década de 90. Lasers odontológicos não são usados amplamente por terem alto custo e aplicação limitada.

Um tipo comum de laser usado no tratamento de cáries é o erbium: Yttrium-alumínio-garnet (ER:YAG). A tecnologia permite que finas camadas do dente sejam removidas silenciosamente e normalmente sem qualquer desconforto. Raramente a anestesia é necessária. Os lasers são usados no tratamento de pequenas e médias cáries em adultos e, recentemente, seu uso em crianças foi aprovado.

Infelizmente, a grande maioria dos procedimentos odontológicos não pode ser tratada com laser. Os lasers não podem remover obturações velhas, quebradas e gastas; têm dificuldades em remover detritos dentários,presentes em cáries profundas; não podem fazer preparo cavitário ou tratamento de canal. Em outras palavras, aproximadamente 90-95% de todos os tratamentos dentários não podem ser feitos pelos lasers atuais.

O custo também tem sido uma barreira para o uso rotineiro de lasers nos tratamentos. O laser ER:YAG custa entre US$ 25 mil e US$ 40 mil. Algumas empresas fazem leasing do equipamento e cobram um certo valor a cada aplicação. De uma forma ou de outra, isso invarialvelmente significa um alto custo para os pacientes tratados com laser.

Os lasers odontológicos não são o remédio milagroso que vem sendo alardeado pela mídia. Entretanto, eles oferecem aplicações úteis que podem ajudar os pacientes. Algumas pesquisas sobre os lasers odontológicos mostram que o calor excessivo pode prejudicar a polpa dentária. Os lasers para tratamento de cáries constituem uma nova e promissora tecnologia, que precisará de muitos anos de pesquisa e aperfeiçoamento.

Fonte:
Dr. Jerry Gordon – COMO TUDO FUNCIONA

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*