Você está visualizando atualmente STRIPPING – C O N S I D E R A Ç Õ E S

STRIPPING – C O N S I D E R A Ç Õ E S

foto 2STRIPPING: Denomina-se Stripping ao desgaste parcial do esmalte interproximal realizado com objetivo de obter-se espaço para o alinhamento dentário.

É considerado um tratamento conservador e/ou uma alternativa auxiliar ao tratamento ortodôntico. Aplica-se com eficácia para o ganho de espaços nas arcadas superiores e inferiores e também para ajustar os tamanhos dentários em ambas as arcadas.

O Stripping permite obter espaço dentário com a mínima alteração do perfil facial; é o método de eleição quando se deseja eliminar espaços triangulares negros em pacientes adultos.

Esse desgaste pode ser realizado em qualquer etapa do tratamento. Geralmente, é uma técnica simples que não produz mal—estar ao paciente e não apresenta efeitos colaterais, quando realizado corretamente.

O desgaste interproximal, uma forma simples de ganhar espaço no arco dentário, vem sendo modificado por técnicas mais precisas que envolvem procedimentos que vão desde a forma manual até a utilização de instrumentos rotatórios.

Stripping significa, literalmente, do inglês:Desfazer; descascar; raspar; tirar.

A técnica de Stripping foi introduzida por Ballard, em 1944. Nessa época, acreditava-se que o Stripping podia favorecer o desenvolvimento de cáries. Entretanto vários estudos realizados por renomados cariologistas demonstraram que esse desgaste provoca uma reação de defesa no dente, criando zonas de enucleação, as quais produzem uma remineralização acelerada, já que a saliva neutraliza as zonas desgastadas e o processo de remineralização fortalece o esmalte. Essa reminstrippingeralização começa uma hora após o desgaste.

Em casos de apinhamento leve ou moderado, o Stripping representa uma das possíveis alternativas para a solução do caso. Nos casos com apinhamento anteroinferior entre 4 a 7 mm, o Stripping pode ser planejado como alternativa à extração de um incisivo inferior.

Raras vezes existe a necessidade de reduzir a superfície mesial dos caninos decíduos. Entretanto, isso pode ser feito quando o ortodontista não pretende extrair os dentes permanentes e existe interferência localizada que resulta na rotação do incisivo lateral.

Fonte:
Ortodontia Contemporânea – Diagnóstico e tratamento – Esequiel E. Rodríguez Yáñez – REVINTER – AMOLCA.

Deixe um comentário