Você está visualizando atualmente [SUPER DICA]  QUEBRAMOS, AO MEIO, MAIS UMA ‘QUESTÃO BICHO-PAPÃO’ DOS CONCURSOS — CONFIRA!

[SUPER DICA] QUEBRAMOS, AO MEIO, MAIS UMA ‘QUESTÃO BICHO-PAPÃO’ DOS CONCURSOS — CONFIRA!

QUESTÃO DA PROVA – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – TRT ANALISTA JUDICIÁRIO

A ação primária dos anestésicos locais na produção de um bloqueio de condução é
(A) reduzir a permeabilidade dos canais iônicos aos íons potássio.
(B)) reduzir a permeabilidade dos canais iônicos aos íons sódio.
(C) aumentar a permeabilidade dos canais iônicos aos íons sódio.
(D) aumentar a permeabilidade dos canais iônicos aos íons potássio.
(E) inibir a liberação dos íons cálcio ligados ao receptor do canal iônico.

Como funciona a transmissão do Impulso Nervoso:

Quando a membrana dos neurônios está em repouso, no interior está carregada negativamente e o meio externo está carregada positivamente. A membrana dos neurônios é sempre polarizada, na verdade, qualquer membrana de qualquer célula é assim.

Os impulsos nervosos são caracterizados por uma alteração na diferença do potencial elétrico através da membrana plasmática do neurônio. Essa alteração ocorre graças à capacidade da membrana de selecionar os íons que entram e saem da célula. Assim, quando o estímulo é gerado, a membrana do neurônio próximo ao local abre os chamados “canais de sódio” e permitem a entrada dos íons sódio, carregados positivamente, para o interior da célula. Então, o interior que antes estava carregado sistema-nervoso-5-638negativamente, fica positivo. E a célula passa por numa fase “despolarizada”. Rapidamente, o neurônio tenta voltar ao equilíbrio. Para isso, abre “canais de potássio” fazendo com que íons potássio saiam da célula, tentando compensar e voltar ao normal, fazendo a “repolarizada”.

A despolarização e repolarização acabam gerando uma reação em cadeia que passa o estímulo de neurônio para neurônio. Ao chegar à extremidade do neurônio, esse impulso provoca a liberação de neurotransmissores na sinapse, fazendo com que outra célula seja estimulada. Vale frisar que a propagação do impulso ocorre naturalmente apenas em um único sentido.
O nome desta entrada sódio e saída potássio é a famosa “Bomba de sódio e potássio”

Então, a ação dos anestésicos locais é bloquear o estímulo nervoso, na origem. Para tanto, a substância diminui a permeabilidade da membrana do nervo aos íons sódio, ocluindo os canais de sódio. Assim, os íons sódio não conseguem entrar numa quantidade suficiente para alterar a polaridade da célula e o estímulo não é transmitido. Os anestésicos locais bloqueiam fisicamente por interações lipofílicas.

SUPER DICA PARA ESTUDAR:

apostilas

Anestésicos locais atuam sobre os processos de geração e condução nervosa, reduzindo ou prevenindo o aumento de permeabilidade de membranas excitáveis ao sódio, fenômeno produzido por despolarização celular. Embora vários modelos tenham sido propostos para explicar sua ação sobre fibras nervosas, aceita-se hoje que o principal mecanismo envolve sua interação com um ou mais sítios específicos de ligação em canais de sódio. Os neurônios com axônios com menor diâmetro são mais facilmente bloqueados, o que permite ajustar a dose de forma a não inativar os neurônios motores, mas apenas os sensitivos e os do sistema nervoso autônomo, já que os motores têm diâmetros consideravelmente maiores.

receptores

A administração local concomitante de um vasoconstritor reduz os seus efeitos sistêmicos e potencializa e prolonga os seus efeitos locais.

Deixe um comentário