Você está visualizando atualmente SUPER VÍDEO — Fratura Mandibular Durante EXODONTIA. O que fazer? Como evitar?

SUPER VÍDEO — Fratura Mandibular Durante EXODONTIA. O que fazer? Como evitar?

Uma vez indicada a extração de dentes inclusos, é fundamental a realização de um planejamento cirúrgico baseado nos exames clínico e radiográfico com o intuito de prevenir possíveis complicações no trans e pós-operatório.

Dentre os acidentes e complicações mais comuns pode-se destacar as hemorragias, alveolites, dor, edema, trismo, injúria ao nervo alveolar inferior, infecções abrangendo espaços faciais, injúrias em dentes adjacentes, fratura óssea da tuberosidade maxilar e da mandíbula, comunicações buco-sinusais, problemas periodontais em dentes adjacentes, deslocamento de dentes para regiões anatômicas nobres.

Osteoma em corpo mandbular3A FRATURA DE MANDÍBULA:
A fratura mandibular é um acidente que acontece durante uma extração dentária e que a sua localização mais frequente é o ângulo mandibular. Apesar da divergência na literatura odontológica em relação à frequência de fratura mandibular como consequência de exodontia de terceiro molar inferior, esse acidente é relatado como uma das intercorrências advindas desse tipo de cirurgia e está associada à presença de dentes inclusos na mandíbula.

As fraturas têm uma maior frequência em pacientes de idade mais avançada e é decorrente da diminuição da elasticidade do tecido ósseo, o que dificulta a extração dos terceiros molares, além de enfraquecer a região do ângulo mandibular, podendo ocasionar fraturas trans e pós-operatória.

VÍDEO

Entre as causas dessa fratura ressalta a aplicação incorreta e exagerada de força para extrair o terceiro molar inferior. A presença de terceiro molar inferior, o qual possui um alvéolo grande, atua como causa predisponente à fratura. Do mesmo modo, presença de osteomielite, tumor cístico, estados fisiológicos ligados ao metabolismo de cálcio, diabetes também predispõe a mandíbula e demais ossos à fratura, bastando um esforço mínimo para produzir esse resultado.

A fratura pode ocorrer devido à falta de apoio da mandíbula, que é necessário para deixá-la imóvel durante a luxação do dente. Além disso, a fratura também ocorre devido à força excessiva aplicada com o fórceps. Porém, os autores apresentam como causa mais comum da fratura mandibular o uso incorreto da alavanca, após desgaste excessivo de osso.

As fraturas no pós-operatório normalmente ocorrem durante a segunda ou terceira semana pós-operatória, e são provavelmente como resultado de elevado nível de força na mordida durante a mastigação, quando o paciente sente-se melhor. Um ruído de rachar relatada pelo paciente deve alertar para uma possível fratura, mesmo que, inicialmente, a fratura é radiologicamente indetectável. A primeira semana é considerada um período crítico para a ocorrência de fraturas, sendo importante a manutenção de dieta líquida e pastosa nas primeiras duas semana

Deixe um comentário