Tratamento de Canal: O Sistema Rotatório não é uma novidade, MAS É UMA REVOLUÇÃO!

Eu sei que o sistema Rotatório não é uma novidade na prática da endodontia. Mas, não deixa de ser surpreendente essa técnica de tratamento.

No que se refere à questão mecânica do preparo do canal, o Sistema Rotatório surgiu para modificar, de uma maneira significativa, o perfil do profissional.A automação do preparo do canal radicular é uma realidade. E nenhuma fase do tratamento endodôntico vivenciou significativa evolução como a instrumentação, graças ao desenvolvimento expressivo dos instrumentos rotatórios, o que justifica a necessidade de estudos a respeito do assunto.

Entre as fases do tratamento endodôntico – que se inicia com a assepsia e anti-sepsia e termina com a obturação e proservação do caso –, a do preparo biomecânico é uma das mais importantes. É nela que realizamos a odontometria, obtendo, assim, o comprimento ideal para a realização da limpeza e da modelagem do canal radicular, deixando-o pronto para receber uma fácil e hermética obturação.

Sendo, assim, os principais objetivos da instrumentação através dos sistemas rotatórios continuam semelhantes àqueles da instrumentação convencional; porém, as vantagens do uso dos instrumentos rotatórios representam aspectos positivos adicionais, melhorando os resultados do preparo final, quando os mesmos são utilizados de forma adequada.

Esse objetivos são: Manutenção do centro do canal (manter anatomia original do canal); Diminuição de debris além ápice; Promover limpeza e desinfecção do S. C. R.; Obter forma cônico-afunilada, mantendo a constricção apical; Permitir irrigação e obturação; Melhor limpeza e forma final do preparo.

Os sistemas rotatórios representam uma verdadeira revolução na endodontia, permitindo a realização do tratamento de canais radiculares demaneira mais eficaz, rápida, segura e, acima de tudo, com qualidade.

Sistema Rotatório

Deixe um comentário