Você está visualizando atualmente Tropa de Elite 2 e Odontologia Forense

Tropa de Elite 2 e Odontologia Forense

Post By Neto Miná
Resumo Tropa de Elite 2 com a seguinte palavra: LINDO.

Um roteiro bem escrito, uma atuação esplêndida de Wagner Moura para encher de orgulho todos os brasileiros e, principalmente, todos os baianos.

Diferentemente do primeiro filme, Tropa de Elite 2 não se resume a tiros, mortes e tráfico de drogas, ele tem uma função social, um objetivo político e um poder de conscientização democrática memorável
Um filme para aguçar suas emoções, roubar seu fôlego e alterar sua frequência cardíaca durante alguns minutos.

Após esse devaneio cinematográfico, deixe-me manter o FOCO:

Durante uma das cenas do filme, um dos milicianos segura uma cabeça carbonizada, e retira dente por dente enquanto seu outro companheiro queima um outro corpo. Um pequeno detalhe que gera consequências grandes, que ficam subentendidas no filme.


Antes de prosseguir, quero deixar claro que esse post NÃO será o SPOILER do dia. Tudo o que foi dito e tudo que será dito não estragará seu prazer ao ver o filme.



Em situações onde corpos são carbonizados, além das características físicas da pessoa, as digitais também são perdidas, o que dificulta a identificação. Nesses casos, os dentes são utilizados como principal fonte de informações para reconhecimento do corpo. Porém, ao retirar os dentes do cadáver, os milicianos não irão impedir a ação de um perito na coleta de alguns dados que facilitem a identificação desse corpo, apenas dificultarão o trabalho dele.
Durante uma perícia em odontologia forense, além da análise dos dentes, a análise da maxila e mandíbula são fundamentais. Apenas com a análise desses ossos, pode-se estimar sexo, idade, estatura da pessoa e quantidade de dentes existentes nas arcadas do indivíduo, mesmo com a remoção prévia desses dentes.
Por que levantar esse assunto?
A ortodontia é a especialidade odontológica com o prontuário odontológico mais completo: modelos, fotografias, radiografias, análises cefalométricas e estudos oclusais. Apesar dessa documentação ser elaborada com finalidade clínica, ela desempenha um papel fundamental no reconhecimento de corpos. Por isso é tão importante, não apenas elaborar um bom prontuário e ter uma documentação ortodôntica o mais completa possível, mas arquivar essa documentação, e quando for devolvida ao paciente, documentar essa devolução.
Aproveito para lembrar meus colegas acadêmicos sobre o comércio ilegal de dentes
Vender ou comprar dentes é crime, portanto busque meios legais de obtenção de dentes para estudos. Procure bancos de dentes em universidades, dentistas que possam doar dentes extraídos e que se responsabilizem pela procedência desses dentes.
Voltando ao meu devaneio cinematográfico: 
Tropa de Elite 2 abre espaço para inúmeras discussões, essa é apenas uma delas. 
Parabéns José Padilha!

Sobre o Autor:

Neto Miná Neto Miná é um estudante de odontologia baiano, natural de Itororó, que mora em Sampa e estuda na Universidade Paulista – UNIP. Voluntário do Banco de Dentes Humanos e aluno pesquisador em Saúde Bucal Coletiva.

Deixe um comentário