Você está visualizando atualmente [Tutorial] Como ler um livro

[Tutorial] Como ler um livro

Como ler um livro
Toda vez que começo a ler um livro é, em certa medida, uma homenagem ao meu pai, pois foi ele quem me ensinou a ler um livro. Não estou falando que ele me alfabetizou, pois quem fez esse serviço foi a linda e loura tia Lídia…
Pois bem, sentado na sua cadeira preferida, ele me ensinou a ler.
Foi assim:
“Primeiro, você escolhe um livro.
Olha bem para capa, para cada detalhe da capa. Tudo que ali está é para lhe contar uma história… Veja e leia o nome do livro, o nome do autor e a editora. Sente a capa e a textura. Sinta somente… 
Vire o livro: Veja a lombada e o que está escrito. Olhe a contracapa.
Conheça bem o livro antes de abri-lo.
Abra o livro com respeito! Leia as orelhas, todo bom livro tem duas. Leia.
Pare! Bem devagar sinta o misterioso e perfeito cheiro do livro… Todo livro tem um cheiro que é só seu, único e exclusivo.
Leia a ficha do livro, o título original, caso tenha sido traduzido e veja quem traduziu o livro. Muitos bons autores, também, são tradutores! Você vai se surpreender.
Leia a dedicatória com carinho. Leia o epífrase. Geralmente, toda a história do livro está nesse pequenino texto. Escreva o seu nome, mas o livro não é seu…
Pronto, agora você pode ler o livro.
Então, gostou da história? Leia até o final. Sempre saboreando a história, sempre aprendendo algo novo, sempre se divertindo e se emocionando. Chore, releia, transcreva o que gostou. Não amasse o livro.
 Alguma anotação? Sempre a lápis e suave.
Leitura é sempre prazer, não é obrigação. Ler é um presente dos deuses.
Não gostou da história? Feche o livro com o mesmo respeito. Você, ainda, não está preparado para aquela história. Deixe o tempo passar…”.
Foi assim que aprendi a ler.
É assim que faço sempre. 

Deixe um comentário