Você está visualizando atualmente [TUTORIAL INCRÍVEL, COM VÍDEOS] — DIABETES E A SAÚDE BUCAL

[TUTORIAL INCRÍVEL, COM VÍDEOS] — DIABETES E A SAÚDE BUCAL

O diabetes é causado pela falta ou ineficácia de insulina circulante, o hormônio que induz a absorção de glicose do sangue.
Os três tipos de diabetes são:
Tipo 1 (aproximadamente 5% dos casos): Diabetes do tipo 1 surge quando o sistema imunológico destrói as células pancreáticas que produzem insulina. Usualmente, levando à deficiência completa de insulina.
Tipo 2 (90-95%dos casos): O diabetes do tipo 2 aparece quando determinados tecidos ficam resistentes à insulina. Diabetes tipo 2, ocorrem graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina, sendo esse tipo o mais frequente e relacionado a fatores genéticos e ambientais
Gestacional: No diabetes gestacional, hormônios da gravidez bloqueiam a ação da insulina. Podendo ou não permanecer após o parto.

Há uma estimativa de que, até 2025, a ocorrência mundial aumente para 5,4%, representando mais 300 milhões de casos diagnosticados. Verdadeiramente um problema mundial de saúde.

Por ser diabético a pessoa corre um risco maior de ter problemas com os dentes?
Se os níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, o diabético tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil.
Outros problemas bucais relacionados com diabetes são: candidíase (sapinho – uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.diabetes_ortoblog
Devo contar a ele que tenho diabete?
As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais.
Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Exceto em caso de emergência, não se submeta a qualquer procedimento dentário se o açúcar no sangue não estiver bem controlado.

diabetes2_ortoblogExiste uma ligação entre as doenças gengivais e diabetes?
Clinicamente, pessoas portadoras de diabetes são mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças, tais como cáries e doença periodontal, do que pessoas não acometidas por este mal. As pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles com diabetes, somando as doenças gengivais a uma lista de outras complicações associadas com diabetes, tais como doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (derrame cerebral) e doenças renais.

Cirurgia e extrações podem ser realizadas?
Diabéticos podem realizar cirurgias na boca e extrações, desde que sigam algumas recomendações. Em caso de extrações, ou outras cirurgias, é recomendável que a glicemia não esteja acima de 200mg/dl, uma vez que a glicemia alta pode dificultar a cicatrização e o restabelecimento dos tecidos, além de favorecer infecções. O controle da glicemia é essencial antes, durante e depois da cirurgia para evitar problemas.

Diabetes e Infecção Bucal:

Como evitar problemas dentários associados ao diabetes?
Em primeiro lugar, o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue.controle da diabetes ortoblog
Em seguida, cuide bem dos dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses. Manter, diariamente, uma boa higiene oral utilizando-se de uma boa escovação e fazendo uso de fio, ou fita, dental. Se necessário utilizar enxaguatórios bucais. Mesmo com a limpeza diária, fazer uma limpeza profissional pelo menos duas vezes ao ano.
O tratamento periodontal preventivo deveria ser enfatizado. Caso a doença periodontal se desenvolva, tratamento não cirúrgico e terapia com tetraciclina são recomendados. A tetraciclina age tanto como antibiótico como inibidor de perda óssea, promovendo dupla ação contra a doença periodontal. Procedimentos cirúrgicos devem ser evitados na medida do possível, pois pacientes diabéticos têm lenta cicatrização, a cirurgia pode requerer alteração dos medicamentos habituais, e porque o paciente pode ter dificuldade em manter uma dieta normal, que é essencial para evitar hipoglicemia
Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente.
O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.

ATENÇÃO:
Procurar urgente o dentista em caso de:
Sangramento gengival durante a escovação;
Gengivas avermelhadas, flácidas ou sensíveis;
Gengivas se afastando dos dentes;
Mau hálito persistente;
Pus entre os dentes e gengiva;
Separação ou perda de algum dente;
Mudança na forma de os dentes ocluirem quando você morde;
Mudança na adaptação de próteses parciais

Fonte:
– Portal Diabetes
– American Diabetes Association. Total Prevalence of Diabetes and Pre-Diabetes. Available at http://www.diabetes.org/diabetes-statistics/ prevalence.jsp. Accessed February 29, 2008.
– Colgate – PREV. NEWS
– Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática – Rev Odontol UNESP. 2013 May-June; 42(3): 211-220 – Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva, Faculdade de Odontologia, USP – Universidade de São Paulo, Bauru – SP, Brasil

La higiene bucal del paciente diabético:

Saúde em Dia sobre a relação entre diabetes e odontologia:

Importância da saúde bucal na qualidade de vida dos diabéticos

Diabetes na OdontoPediatria:

Deixe um comentário