Você está visualizando atualmente Um panorama atual da Ortodontia

Um panorama atual da Ortodontia

A busca por novidades no campo da Ortodontia é incansável. Outras, são reinventadas como os aparelhos autoligáveis. Mas na realidade atual a ortodontia não está lá com grandes inovações. Algumas vezes surgem um distalizador diferente, um disjuntor modificado, mas nada que possamos dizer UAU, que maravilha.

Dr. Alexandre Moro, comentou na Revista Ortho Science, que no Congresso Americano de Ortodontia a grande preocupação foi o grande número de dentistas sem especialização realizando Invisalign , além de alguns pacientes se moldarem e enviarem a própria empresa Invisalign, tudo sem supervisão profissional. Também salientou o surgimento do serviço Six Month Smiles, que auxilia clínicos gerais a fazer alinhamento dos dentes anteriores, o que vem tumultuando o mercado nos Estados Unidos.

No Brasil, vejo um panorama de crescimento acentuado de cursos para autoligáveis e sistemas de nivelamento por placas removíveis alternativos ao Invisalign, como o   Esthetic Aligner e o Essi X Clear Aligner . Também noto um movimento grande de profissionais que estão partindo para a “Gourmetização” da Odontologia abandonando alguns princípios em detrimento do marketing pessoal ou da própria clínica e outros aprimorando-se   na forma que recebem seus honorários dos pacientes, abandonando a velha “manutenção mensal”.

Um campo ainda a ser desenvolvido pelos ortodontistas no Brasil é a mídia social. Muitos ainda não sabem fazer suas páginas no Facebook ou confundem a página pessoal com a página profissional. Outra rede interessante para promoção pessoal e profissional que noto crescimento é o Instagram onde diversos perfis são seguidos por outros dentistas e pacientes. ( pretendo fazer um post em breve sobre assunto).

Creio que o ortodontista atual deve estar atento as tendências. Deve se atualizar e estar preparado para um mercado competitivo, mas nunca abandonar os princípios básicos de restabelecimento da funcão principal da boca que é a mastigação. Aliar esses princípios com a estética e o aprimoramento das relações interpessoais e administrativas me parece ser o segredo de sucesso nesse mercado.

Um abraço, deixe seu comentário, ele é o combustível para meu próximo post.

Dr. Basílio José Bernal Junior

 

 

Deixe um comentário