Você está visualizando atualmente Vantagens do Tratamento Ortodôntico Precoce

Vantagens do Tratamento Ortodôntico Precoce

Vantagens do Tratamento Ortodôntico Precoce

Para a maioria dos profissionais, o tratamento precoce propicia um ambiente dentofacial favorável, guiando e controlando a erupção dos dentes para posições normais nas arcadas dentárias superior e inferior, reduzindo sobremaneira as discrepâncias esqueléticas por meio do redirecionamento do crescimento facial, minimizando, ou até mesmo eliminando, a necessidade de tratamentos complexos durante a dentição permanente.

dentes1No passado, os clínicos não interceptavam precocemente as más oclusões, talvez por desconhecimento, preferiam esperar ou não orientar os pacientes e os pais até a erupção de todos os dentes permanentes, postergando o tratamento para outra fase.

Hoje em dia, o tratamento em duas etapas é considerado mais lógico e de bom senso. Durante a primeira fase, aproveita-se o crescimento do esqueleto craniofacial, controlando-se o desenvolvimento da oclusão e a morfologia das arcadas dentárias, para que o tratamento na segunda fase seja relativamente facilitado.

A intervenção ortopédica precoce, corrigindo a origem do problema, ou seja, as relações anteroposterior, transversal e vertical alteradas, entre maxila e mandíbula, restringirá a necessidade de extrações dentárias. O controle de espaço durante o período de transição com a manutenção e a recuperação de espaço para os dentes permanentes em erupção, também encerra fundamental importância na prevenção de futuras extrações dentárias.

FONTE:
Revista Clinica de Ortodontia Dentel Press – v.13 n.2 – 2014.

Deixe um comentário