VEJA como fazer uma RESTAURAÇÃO classe V – P E R F E I T A!

A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível decorrente da combinação de vários fatores como hospedeiro, microbiota e dieta.

Inicialmente ocorre uma dissolução dos componentes inorgânicos dos dentes, devido aos ácidos provenientes do metabolismo bacteriano dos carboidratos fermentáveis da dieta, progredindo para dissolução dos minerais da dentina até a desnaturação do colágeno.

A região cervical é o sítio com maior desenvolvimento de lesões cariosas por ser uma área de retenção de alimentos e de acúmulo de placa bacteriana. Pesquisadores afirmam que o terço cervical é uma zona receptora das forças de flexão extra-alveolares, sendo o sítio de maior agressividade pelas técnicas traumáticas de higiene e o de maior índice de adesão de placa nas superfícies livres.

Como as superfícies lisas de uma classe V permitem o acesso direto para observação e escovação, são alvos ideais para medidas de promoção de saúde, ficando o tratamento restaurador apropriado apenas para as lesões relativamente avançadas. O cirurgião-dentista deve analisar precisamente a coloração, consistência e velocidade de desenvolvimento das lesões cariosas podendo classificá-las em agudas ou crônicas.

A lesão cariosa crônica possui progressão lenta, consistência dura e coloração escurecida. Por apresentar essa última característica deve-se considerar a possibilidade de sua remoção, principalmente em dentes anteriores, por prejudicar a estética e aparência da restauração.

A cárie aguda apresenta um desenvolvimento rápido, com dentina de consistência amolecida, coloração castanho-clara e aspecto umedecido mesmo quando o elemento é seco para inspeção visual. Este tipo de lesão indica uma alta patogenicidade da placa associada à alta frequência de ingestão de carboidratos refinados, além disso, estes pacientes possuem normalmente manchas brancas ativas.

É indispensável que o paciente esteja consciente da sua participação no processo de remineralização das lesões através da adoção de medidas de promoção de saúde.

Deixe um comentário