Você está visualizando atualmente [VÍDEO] A ODONTOLOGIA DE UM JEITO QUE VOCÊ —  N U N C A  — VIU!

[VÍDEO] A ODONTOLOGIA DE UM JEITO QUE VOCÊ — N U N C A — VIU!

A odontologia é uma área do conhecimento humano em que a maioria dos procedimentos clínicos depende muito da habilidade, destreza e experiência clínica do operador, devido ao campo de atuação profissional ser muito restrito. A introdução do microscópio na odontologia trouxe inúmeros benefícios e muitos procedimentos, tanto cirúrgicos como convencionais, têm sofrido grandes alterações. Microscópios operatórios são aparelhos já utilizados há várias décadas,nas clínicas e consultórios dos Estados Unidos e da Europa, todavia permanecem revolucionários e apresentam-se como recurso indissociável a uma prática de excelência em odontologia.

O conhecimento de todo seu potencial desperta no clínico a certeza de que a qualidade no diagnóstico e no tratamento passa por este instrumento de trabalho. Suas vantagens para uso clínico já são reconhecidas pela medicina há mais de 75 anos. Em odontologia estes importantes coadjuvantes de nossa terapêutica foram utilizados pela primeira vez há exatos 30 anos pelo Dr. Garry Carr, endodontista de San Diego, EUA.

No Brasil, o emprego e manufatura de microscópios não são recentes, beirando pouco mais de duas décadas. Contudo, a difusão da microscopia odontológica, ao longo deste período, tem sido lenta e quase restrita aos centros avançados de ensino e pesquisa. Apenas nos últimos anos é possível perceber uma inversão nesta tendência: é cada vez maior o número de profissionais brasileiros que buscam cursos de aperfeiçoamento em microscopia, além de divulgarem esta tecnologia como diferencial em seus atendimentos.

Quase de maneira irrestrita, o microscópio odontológico pode circular em todas as especialidades da odontologia, inclusive em âmbito técnico para uso em laboratórios protéticos. Três pontos cruciais sustentam esta afirmativa:

– Microscópios operatórios magnificam e dão visão detalhada dos detalhes anatômicos e patológicos da cavidade bucal.
– O sistema de iluminação coaxial dos aparelhos proporciona iluminação superior a quaisquer dos refletores que utilizamos, permitindo ao operador levar a luz na intensidade ideal exigida pelos seus procedimentos e a qualquer ponto de seu campo de trabalho.
– O conforto postural, proporcionado ao profissional quando da utilização destes aparelhos, ajuda a prevenir disfunções ligadas a uma má ergonomia.

A soma desses três fatores resulta, sem dúvida, em excelência no trabalho e melhor qualidade de vida para o cirurgião-dentista. Afora todos os benefícios descritos, outra importante vantagem destes equipamentos está relacionada à possibilidade da geração de farta e detalhada documentação de casos clínicos. Filmadoras ou câmeras fotográficas podem ser acopladas aos aparelhos, produzindo material de utilidade didática em ensino e pesquisa; confecção de material publicitário; uso com finalidade jurídica ou simplesmente, o arquivamento de imagens nos prontuários de clientes.

Um filme muito bom sobre vantagens do microscópio – Implicações de ampliação em diferentes especialidades odontológicas.
Dr. Ihab M. Ibrahim – Advanced Microscope Dentistry Study Club

FONTE:
1 – Uma nova fronteira na odontologia – OdontoMagazine
2 – A APLICAÇÃO DO MICROSCÓPIO CLÍNICO NA ODONTOLOGIA – Revista Odontológica de Araçatuba, v.29, n.1, p. 09-12, Janeiro/Junho, 2008.
3 – CANAL DO YOU TUBE – Dental Movies

Deixe um comentário