[VÍDEO-AULA] Artérias e Veias do Pescoço

arteriassecundarias2Sistema Arterial:
O suprimento sanguíneo da cabeça e do pescoço deve-se às artérias carótidas comum e vertebral
Artéria carótida interna: não emite ramos cervicais e penetra no crânio através do canal carótico. A parte posterior do cérebro é irrigada pela artéria vertebral, que é um ramo da artéria carótida interna e atinge a cavidade do crânio através do forame magno.

Artéria carótida externa: relaciona-se com músculos e nervos – esternocleidomastóideo, digástrico, estilo-hioideo, nervo hipoglosso, glândula submandibular e ângulo da mandíbula.

Sistema Venoso
Veias da cabeça: a drenagem venosa intracraniana é feita, sobretudo, pelos seios venosos da Dura-máter e a drenagem extracraniana é feita essencialmente pelos sistemasslide_33 da veia facial e da veia retromandibular.

Veias do pescoço: a drenagem venosa do pescoço é feita de maneira semelhante a descrita para a cabeça. As veias superficiais são as veias jugulares anteriores e as veias jugulares externa. As veias profundas são as veias jugulares internas. Duas veias maxilares se unem a veia temporal superficial para formar a veia retromandibular – que é a veia responsável pela drenagem do sangue do plexo venoso pterigoideo, formada pela união da veia temporal superficial com as maxilares.

Aqui, nesse vídeo, você vai conhecer algumas artérias e veias do pescoço que vai lhe ajudar nas aulas prática.

Deixe um comentário