Você está visualizando atualmente [VÍDEO] É FÁCIL FAZER UMA CONTENÇÃO FIXA INFERIOR – Veja e aprenda.

[VÍDEO] É FÁCIL FAZER UMA CONTENÇÃO FIXA INFERIOR – Veja e aprenda.

A verdade é que todo tratamento ortodôntico é passível de recidiva.

Essa instabilidade variável e individual assusta tanto o profissional quanto o paciente, já que conflita com as metas terapêuticas e com a aspiração pela perfeição oclusal e facial.

Algumas recidivas ortodônticas intra-arco são recorrentes e, portanto, esperadas pelo profissional experiente, como por exemplo:
– A abertura de espaço nos locais de extração,
– Abertura de espaço nas mesializações significativas de molares, sobretudo os inferiores,
– Rotações dentárias, principalmente de pré-molares,
– As alterações dimensionais nas larguras dos arcos dentários.

Isso sem falar da recidiva inter-arcos, como por exemplo os problemas verticais de sobremordida profunda e mordida aberta anterior.

De certa forma a movimentação dentária pós-tratamento ortodôntico ameaça a normalidade da oclusão tratada e afugenta a idéia de posicionamento dentário imutável, eterno, definitivo, obtido coma movimentação dentária induzida.

Como a recidiva é fato concreto, o ortodontista preocupa-se em atenuar a sua manifestação desde a mecanoterapia, buscando uma finalização mais perfeita possível, e após o término da mecanoterapia lançando mão dos recursos benéficos dos aparelhos passivos designados contensores ou simplesmente aparelhos de contenção, na medida em que eles perpetuam a posição que a mecânica deixou os dentes.

Eles são inúmeros; mas, sem dúvida, o protocolo de contenção mais difundido na prática resume-se à placa removível de Hawley para o arco dentário superior, ou similar termoplástico, durante cerca de 1 ano e a contenção fixa colada por lingual para o arco dentário inferior, conhecida como 3X3, 4X4 ou 5X5, usada por longa duração ou mesmo indefinidamente. A contenção lingual fixa 3X3 inferior, com colagem direta, constitui a forma de contenção mais utilizada para o arco dentário inferior, provavelmente pela sua facilidade operacional em relação ao ganho que oferece.

Fonte: Contenção fixa inferior 3×3: considerações sobre a sua confecção, colagem direta e remoção – Omar Gabriel da Silva Filho

Deixe um comentário