Você está visualizando atualmente VÍDEO, EXTREMAMENTE, EDUCATIVO SOBRE HÁBITOS NOCIVOS – VEJA

VÍDEO, EXTREMAMENTE, EDUCATIVO SOBRE HÁBITOS NOCIVOS – VEJA

Tabaco: Fumar deixa os dentes amarelados e causa inflamação nas gengivas, cáries e enfraquecimento. Além disso, o vício está associado a aumento de casos de câncer de garganta, boca e pulmões. A primeira coisa a considerar é que na fumaça do cigarro não há apenas nicotina e alcatrão. Testes laboratoriais demonstram nela existirem centenas de compostos comprovadamente cancerígenos que agridem a mucosa da boca. Além disso, ela sai do cigarro muito quente. Portanto, os danos à mucosa não advêm apenas dos agentes químicos, mas também da agressão térmica resultante da alta temperatura em que a fumaça é absorvida.

Bebidas alcoólicas: O consumo regular atinge o esmalte dos dentes.  Associar tabaco a bebidas alcoólicas implica consequências dramáticas, porque o álcool ajuda a dissolver tanto a nicotina quanto as demais substâncias nocivas presentes no cigarro, aumentando sua concentração. Mais concentrados, esses compostos irritam a mucosa e favorecem o aparecimento de lesões na boca que, com o passar do tempo, podem tornar-se malignas. 

CONFIRA O VÍDEO:

Alguns hábitos, aparentemente, inofensivos podem ser prejudiciais à saúde dos pacientes, contribuindo para o desenvolvimento de doenças bucais e problemas ortodônticos. Sucção do dedo e uso prolongado de chupeta ou mamadeira, por exemplo, são hábitos infantis associados ao desenvolvimento errado da arcada dentária, os quais podem gerar problemas como MORDIDA ABERTA, ESPAÇO ENTRE OS DENTES E OUTRAS ALTERAÇÕES QUE PODEM AFETAR A MASTIGAÇÃO, DEGLUTIÇÃO E, ATÉ MESMO, A FALA.

Entretanto, não são apenas as crianças que possuem hábitos bucais prejudiciais; adolescentes e adultos também praticam ações que podem causar problemas bucais. Hábitos desenvolvidos principalmente por pessoas ansiosas são os mais comuns, tais como roer unhas, morder canetas ou mastigar lápis .Mastigar objetos  é um hábito muito perigoso, pois deixa a cavidade bucal sempre exposta a microrganismos que podem provocar uma patologia mais séria.

Outro problema comum entre adultos é o BRUXISMO, caracterizado pelo hábito de apertar e ranger os dentes. Este distúrbio está associado ao estresse e pode causar desgaste dos dentes, problemas na articulação mandibular, danos à gengiva e fortes dores de cabeça e nos músculos da mandíbula.

Deixe um comentário