Você está visualizando atualmente [vídeo] Hiperplasia Gengival: Gengivectomia

[vídeo] Hiperplasia Gengival: Gengivectomia

HIPERPLASIA GENGIVAL:
Caracterizada pelo crescimento anormal e exagerado das células gengivais. A hiperplasia gengival é uma alteração bucal pela qual a gengiva cresce lenta e progressivamente, muitas vezes cobrindo os dentes. Embora esse crescimento tenha caráter benigno, a hiperplasia pode causar transtornos à saúde oral, como dificuldades para mastigação e higienização e favorecimento do acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares.

ASPECTOS CLÍNICOS
A instalação da HG em indivíduos suscetíveis é insidiosa. A doença é assintomática, exceto se houver inflamação capaz de provocar uloemorragia e alguma dor. O crescimento gengival difuso tem expressão variável, podendo cobrir todos os dentes e provocar abalamento e mobilidades destes. A hiperplasia é mais evidente nas faces vestibulares dos dentes e nos espaços interdentais. A cor da gengiva varia entre normal e hiperemiada.
O crescimento pode ser minimizado, uma vez controlados os fatores irritantes locais.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Profissionais afirmam que um prolongado controle do biofilme dental e a remoção cirúrgica da hiperplasia resultam em progresso satisfatório.
O controle dos fatores bucais locais é imprescindível, o paciente deve ser enviado ao PERIODONTISTA, que começará pelo tratamento periodontal básico e pelas instruções ao paciente sobre os cuidados com a higiene bucal, associados ou não a anti-sépticos.
Se, apesar disto ocorrer a HG,  o profissional  programará a raspagem, curetagem e polimento dental e periodontal, antes de iniciar a remoção das hiperplasias, que poderá ou não ser necessária. Este procedimento, entretanto, será inevitável se o paciente se apresentar no consultório odontológico com HG exuberante.

Confira o vídeo:

Deixe um comentário