Você está visualizando atualmente [vídeo] Matriz de aço e porta-matriz: EU SEI QUE VOCÊ NÃO SABE USAR!

[vídeo] Matriz de aço e porta-matriz: EU SEI QUE VOCÊ NÃO SABE USAR!

Definição de Matrizes para Restaurações:
São dispositivos de metais, que tem por finalidade substituir as paredes ausentes da cavidade, manter e dar forma ao MATERIAL RESTAURADOR durante sua condensação, possibilitando assim a restauração dos caracteres anatômicos da coroa dental.

As matrizes podem ser constituídas de diferentes materiais: cobre, aço inoxidável platina, latão, alumínio, etc. Além disso podem apresentar diferentes espessuras e alturas, de acordo com a altura de cada dente. Basicamente, as matrizes de 5mm são utilizadas em pré-molares e as de 7mm em molares.
Os porta matrizes são dispositivos metálicos, os quais permitem que a matriz seja encaixada e fixada numa extremidade, de modo a torná-la circular e ajustável ao contorno dos dentes.

Segundo Yamasaky et al.,6 em 1991, uma matriz bem adaptada diminui o risco de cárie recidivante, mantém a qualidade do espaço interproximal e facilita a correta higienização da área restaurada.
As matrizes são indicadas para restaurações de cavidades compostas ou complexas de dentes posteriores, cavidades de classe V e cavidades de classe III em dentes anteriores.

Objetivos das Matrizes:
– fornecer proteção ao dente vizinho;
– substituir as paredes faltantes da cavidade permitindo assim a condensação do amálgama;
– permitir a reconstrução do contorno ou da superfície (palatina, vestibular ou lingual) do dente, através da restauração;
– dar forma correta à relação de contato;
– proporcionar ligeiro afastamento da gengiva e dique de borracha durante a restauração;
– permitir a condensação do amálgama na cavidade sem que ocorra extravasamento de material para a região gengival e consequentemente venha a provocar danos aos tecidos de suporte.

Requisitos necessários que uma matriz deve apresentar
=> ser de fácil colocação e remoção, sem comprometer o contorno a ser obtido na restauração;
=> ser de fácil adaptação e fixação ao dente;
=> ser resistente à pressão usada durante a condensação;
=> estender-se ligeiramente abaixo da parede gengival e cerca de 2mm acima da superfície oclusal, ou na altura da cúspide mais alta;
=> apresentar superfície lisa e polida;
=> possibilitar reforço de godiva ou outro material;
=> ter espessura mínima para não impedir a formação do ponto de contato proximal.

Deixe um comentário