Você está visualizando atualmente [vídeos ] ANGINA DE LUDWING pode ser FATAL — Veja o que VOCÊ deve FAZER!

[vídeos ] ANGINA DE LUDWING pode ser FATAL — Veja o que VOCÊ deve FAZER!

CONCEITO:
anginaÉ uma doença infecciosa séria e potencialmente letal, de origem dentária ou a partir de infecções mandibulares, fratura mandibular composta, lacerações dos tecidos moles bucais, feridas perfuro-cortantes do assoalho oral e infecções secundárias em neoplasias orais. Embora incomum, é uma ameaça pelo seu risco iminente de obstrução de vias aéreas.
O termo Angina origina-se do latim angere e significa estrangular. Os pacientes geralmente apresentam sensação de sufocamento.
Embora a infecção odontogênica colabore com mais de 70% dos casos, outros focos infecciosos têm sido relatados como etiologia da angina de Ludwig, são eles: infecção de amígdalas palatinas, sialoadenites, epiglotite, e cisto tireoglosso infectado.
Na maioria dos casos, a infecção é polimicrobiana, sendo os mais freqüentemente responsáveis pelo processo séptico o estreptococos e staphylococcus.

drainage Ludwig’s angina

SINTOMAS:
A sintomatologia típica inclui dor no pescoço, aumento de volume em região cervical, vermelhidão no pescoço, dificuldade de engolir alimentos, a dor durante ao engolir o alimento, trismo, edema do assoalho bucal, protrusão lingual, febre, linfadenopatia, fraqueza, fadiga, cansaço excessivo e calafrios.

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico pode ser feito através dos seguintes exames: Inspeção do pescoço e da cabeça mostrando vermelhidão e inflamação da parte superior do pescoço abaixo do queixo, que pode se estender até o assoalho da boca. A língua pode apresentar inchaço e estar deslocada para cima ou para trás por causa da disseminação da inflamação. Recomenda-se uma tomografia computadorizada do pescoço para determinar a extensão da inflamação.
O diagnóstico baseado em exames clínicos e imaginológicos aliados a medicação efetiva e intervenção cirúrgica precoces são primordiais para a manutenção da vida do paciente.

Angina de Ludwig – Hospital Municipal Miguel Couto:

TRATAMENTO:
O sucesso do tratamento é baseado no seu reconhecimento precoce, uso de antibióticos adequados, manutenção da via aérea e a drenagem da infecção.
O tratamento concentra-se em manutenção das vias aéreas,cujo objetivo é manter as vias aéreas abertas. Isto pode exigir intubação ou traqueostomia.
Drenagem, antibioticoterapia e eliminação do fator causal é de suma importância também.

Prescrevem-se antibióticos, de preferência penicilina ou um tipo de penicilina, para o tratamento da infecção. Geralmente são administrados por via intravenosa até melhorar os sintomas; em seguida, a medicação é continuada por via oral, até que os resultados das culturas sejam negativos.A angina de Ludwig pode ser fatal, mas geralmente é curada com terapia antibiótica adequada.
Pode-se recomendar cirurgia, incluindo drenagem da infecção através de cortes (incisões) ou colocação de tubos de drenagem no pescoço.

ANGINA DE LUDWING

FONTE:
Angina de Ludwig – considerações sobre conduta e relato de caso – Luciano Martins – Rev Inst Ciênc Saúde 2009;27(4):413-6
www.anvisa.gov.br
Angina de Ludwig: relato de caso e revisão do manejo terapêutico – Fábio Duro Zanini – Arquivos Catarinenses de Medicina V. 32. n.4 de 2003
PORTAL EDUCAÇÃO – Angina de Ludwig

Deixe um comentário