Você está visualizando atualmente VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PODE ESTAR ASSOCIADA COM A SAÚDE ORAL

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PODE ESTAR ASSOCIADA COM A SAÚDE ORAL

Comportamentos agressivos de pais e familiares podem ter influência não só na saúde mental das crianças, mas, também, na sua saúde oral.

vara-maria-penha-foi-transformada-juizados-especiais-violencia-domestica-familiar-contra-mulherUm estudo recente, realizado por investigadores da Faculdade de Medicina Dentária da (NYU) Universidade de Nova Iorque, demonstrou evidências de que ambientes familiares agressivos podem estar associados à deficiente saúde oral em adultos e crianças que vivam nesse meio.

O estudo incluiu 135 casais e seus filhos em idade do ensino básico. Os participantes do estudo foram submetidos a testes orais feitos por higienistas para determinar o número de dentes cariados, em falta ou com obturação exposta. Além disso, preencheram questionários sobre agressões físicas e emocionais entre os pais ou entre pais e filhos.

Mulheres e homens em que os parceiros exerceram comportamentos agressivos para com eles, tinham maiores níveis de cáries comparados com outros participantes de ambientes familiares não agressivos. Observou-se o mesmo em crianças.

AGORA VEJA ESSE VÍDEO
“Bata Nela!”: Vídeo mostra reações de meninos ao serem incentivados a bater em menina…

De acordo com o estudo, o grau de cáries estava associado com os níveis de agressão emocional entre parceiros. O estudo concluiu que ambientes familiares agressivos podem ajudar a explicar as limitações das estratégias preventivas rotineiras da saúde oral, recomendando que profissionais de saúde desenvolvam estratégias interprofissionais abordem os ambientes familiares.

Fonte:
O estudo intitulado: Noxious Family Environments in Relation to Adult and Childhood Caries), foi publicada na edição de setembro do Journal of tha American Dental Association – ADA.

Deixe um comentário