07 FATOS DESCONHECIDOS SOBRE A HISTÓRIA ODONTOLOGIA QUE PODERIAM SER MENTIRA, MAS É VERDADE!

200px-Aristotle_Altemps_Detail1 – De acordo com muitos estudiosos e historiadores os braquetes remontam aos tempos antigos, existindo desde 2022-2030 AC. Cerca de 400-300 AC, Hipócrates e Aristóteles estudavam algumas maneiras de alinhar os dentes e para solucionar vários problemas dentários.

2 – A civilização Maia pode ter sido responsável pelos primeiros implantes dentários. Ao escavar locais de sepultamento Maia em Honduras (1931), os arqueólogos encontraram um fragmento de mandíbula de origem Maia, que data de cerca de 600 AD. Esta mandíbula, que é considerada uma mulher, na casa dos vinte anos, tinha três conchas em forma de dentes na região dos incisivos inferiores.

3 – A escova de dentes (com cerdas de pelo porco) foi inventado na China durante a dinastia Tang (619-907). Vários exploradores, no século XVII, trouxeram, da China para Europa, várias escovas de dentes. Até nos meados do século XX, a Inglaterra importou da China milhares escova feitas com cerdas de clina de cavalo. A primeira escova de dentes, com cerdas de nylon, foi colocada à venda em 24 de fevereiro de 1938.auh7hi

4 – Em 1816, Auguste Taveau desenvolveu o amálgama dental. Para isso, ele utilizou raspas de moedas de prata e mercúrio. Mais tarde, a Food and Drug Administration (FDA) declarou amálgama dentária como um dispositivo médico válido.

5 – Dentistas e médicos já utilizaram vários objetos para preencher os dentes ao longo dos séculos, incluindo fragmentos de pedra, resina, goma de terebintina, metais, cortiça, chumbo e folha de ouro. Somente muito depois que um material dental verdadeiramente eficaz foi desenvolvido, a porcelana cozida. Esse material entrou em uso para o preenchimento de grandes cavidades. Foi descrito, pioneiramente, por B. Wood em 1862.

6 – O primeiro uso de registros dentários na identificação de vítimas de desastres foi, provavelmente, o incêndio na Ópera de Viena em 1878. Restos dentários foram, também, utilizados para identificar alguns dos 126 mortos em um grande incêndio que ocorreu em Paris, 1897. Foi esse fato que levou a escrita do primeiro livro sobre a odontologia forense pela figura pioneira de Oscar Amoedo. Desde então, odontologia forense tem sido usada para identificar as vítimas de muitos outros acontecimentos graves, como acidentes de avião, incêndios e ataques terroristas.

Edmund kells7 – Dr. C Edmund Kells tornou-se um pioneiro na profissão de dentista, com suas numerosas invenções e publicações. Sua invenção mais significativa foi o aspirador cirúrgico para cirurgia odontológica e médica, ainda hoje utilizado. Kells também foi um dos primeiros dentistas contratar uma assistente e o primeiro dentista a fazer uma radiografia intra-oral de um paciente vivo, nos EUA em 1896. Seus experimentos com os raios-x causou-lhe a perda do seu braço esquerdo. Ele cometeu suicídio aos 72 anos em 1928.

FONTE: Dental Products Report.

Deixe um comentário