Você está visualizando atualmente Análise de McNamara.  Medidas Utilizadas na Avaliação do PADRÃO ESQUELÉTICO.

Análise de McNamara. Medidas Utilizadas na Avaliação do PADRÃO ESQUELÉTICO.

NperpAnálise de McNamara. Medidas Utilizadas Na Avaliação do PADRÃO ESQUELÉTICO.

01 – Relação da Maxila com a Base do Crânio: É determinada pela distância LINEAR do ponto A até a linha Násio perpendicular (Nperp).

– Na dentição mista, seu valor normal é 0 mm.

– Em adultos, o valor aumenta para 1 mm, isto é, o ponto A deve estar localizado 1 mm adiante de Nperp. Por conseguinte, quando o ponto A estiver atrás de Nperp, o valor desta medida será negativo.

Atenção:

Apesar da linha Nperp ser um indicador razoavelmente seguro da posição da maxila, em alguns casos ela é  capaz de fornecer uma ideia errada sobre o problema. Como:

1 – Nas maloclusões de Classe III, nas quais a base craniana anterior está encurtada, o ponto N se encontra numa região mais posterior do que normalmente estaria. Nesta situação, os valores encontrados indicarão um posicionamento equivocadamente anterior da maxila.

2 – Na maloclusões do tipo Classe II, 2ª divisão, onde os incisivos centrais superiores estão excessivamente inclinados para lingual, o ponto A está deslocado para frente 1 ou 2 mm, por influência das raízes. Nestes casos, uma correção de igual magnitude deve ser executada, ao se analisar o valor encontrado.

Fonte:

Manual de Cefalometria – Oswaldo de Vasconcellos Vilella – Guanabara Koogan

Deixe um comentário