Análise de McNamara. Medidas Utilizadas na Avaliação do PADRÃO ESQUELÉTICO.

NperpAnálise de McNamara. Medidas Utilizadas Na Avaliação do PADRÃO ESQUELÉTICO.

01 – Relação da Maxila com a Base do Crânio: É determinada pela distância LINEAR do ponto A até a linha Násio perpendicular (Nperp).

– Na dentição mista, seu valor normal é 0 mm.

– Em adultos, o valor aumenta para 1 mm, isto é, o ponto A deve estar localizado 1 mm adiante de Nperp. Por conseguinte, quando o ponto A estiver atrás de Nperp, o valor desta medida será negativo.

Atenção:

Apesar da linha Nperp ser um indicador razoavelmente seguro da posição da maxila, em alguns casos ela é  capaz de fornecer uma ideia errada sobre o problema. Como:

1 – Nas maloclusões de Classe III, nas quais a base craniana anterior está encurtada, o ponto N se encontra numa região mais posterior do que normalmente estaria. Nesta situação, os valores encontrados indicarão um posicionamento equivocadamente anterior da maxila.

2 – Na maloclusões do tipo Classe II, 2ª divisão, onde os incisivos centrais superiores estão excessivamente inclinados para lingual, o ponto A está deslocado para frente 1 ou 2 mm, por influência das raízes. Nestes casos, uma correção de igual magnitude deve ser executada, ao se analisar o valor encontrado.

Fonte:

Manual de Cefalometria – Oswaldo de Vasconcellos Vilella – Guanabara Koogan

Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*