Você está visualizando atualmente Artigo: A validade ética e legal das fotografias digitais na Ortodontia

Artigo: A validade ética e legal das fotografias digitais na Ortodontia

amostra 2

Artigo: A validade ética e legal das fotografias digitais na Ortodontia

Autores: Giovanni Duarte de Carvalho / Karina Maria Salvatore de Freitas / Rodrigo Hermont Cançado / Fabrício Pinelli Valarelli / Eliane Maria Duarte de Carvalho / Allan Souza Portes

Publicação: Revista Ortodontia SPO 2014 | V47N2 | Páginas: 171-6

Resumo: A utilização de imagens digitais constituiu-se em um dos grandes benefícios que a evolução tecnológica proporcionou à Ortodontia. A introdução da fotografia digital permUntitled-11itiu aos profissionais utilizar recursos que facilitam a elaboração do diagnóstico e do planejamento ortodôntico, auxiliando a comunicação entre eles e também com os pacientes, além de ser importante ferramenta para o ensino e a pesquisa. Apesar destas vantagens, a utilização de fotografias digitais é frequentemente questionada quanto ao seu valor ético e legal.

Dessa forma, através de uma revisão sistemática da literatura, este trabalho buscou abordar todos estes aspectos envolvidos na utilização deste recurso.

Concluiu-se que os profissionais dessa área ainda desconhecem o tema, tornando-se necessário discuti-lo a fim de criar consciência da obrigação clínica, ética e legal quando forem utilizados. Além disso, concluiu-se também que ainda são necessárias ferramentas que assegurem valor legal absoluto a esse tipo de fotografia, evitando os riscos de manipulações ilícitas.

Unitermos: Fotografia digital; Ortodontia; Aspectos legais.

Deixe um comentário