Você está visualizando atualmente 📌 D E S M I S T I F I C A N D O  a Cirurgia Ortognática

📌 D E S M I S T I F I C A N D O a Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática oferece uma variedade de benefícios para pacientes com deformidades craniofaciais. Além de melhorar a estética facial, esta intervenção promove alinhamento correto dos ossos maxilares e mandibulares, resultando em benefícios funcionais como aprimoramento da mastigação, fala e respiração. 

Além disso, muitos pacientes experimentam melhorias na autoestima e qualidade de vida após a cirurgia, devido à correção de anomalias físicas que podem impactar aspectos psicossociais.

PRIMEIRO: Para que a intervenção cirúrgica possa acontecer, os DENTES precisam estar ‘alinhados’. E esse posicionamento só é possível com a utilização de aparelhos ortodônticos fixos. Isso porque, para compensar o desalinhamento que ocorre entre a maxila e a mandíbula, os dentes acabam se movimentando pouco a pouco para melhorar a oclusão da boca. Por essa razão, o uso do aparelho é indispensável para a realização da cirurgia – o tempo de permanência com ele pode variar de seis meses a dois anos.

SEGUNDO: A cirurgia ortognática é realizada sob anestesia geral, e todos os cortes são intraorais. Como não há incisão externa, também NÃO ficam cicatrizes. O paciente sai com a boca aberta, falando e respirando normalmente.

PERGUNTAS?

1 – O QUE É CIRURGIA ORTOGNÁTICA? É uma cirurgia destinada a corrigir problemas esqueléticos da face.

2 – QUAIS SÃO OS TIPOS DE CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

 – Destina-se a tratar problemas como, por exemplo, de queixo grande (prognatismo mandibular), ou de queixo pequeno (retrognatismo).

 – O sorriso gengival, onde a pessoa mostra em excesso os dentes e a gengiva, tanto em repouso como no sorriso.

 – Encaixam-se neste caso indivíduos que apresentam mordida aberta – não conseguem permanecer em repouso com a boca fechada -, mordidas cruzadas em adultos e assimetria facial – aparentando uma face torta ou desviada para um dos lados.

3 – QUAL É A IDADE PARA OPERAR? O ideal é aguardar o término do crescimento do esqueleto facial, pois assim os resultados serão mais previsíveis. Nas meninas será por volta dos 14 ou 15 anos e nos meninos por volta dos 17 anos. Existem exames que auxiliam nesta avaliação. Em adolescentes que possam apresentar problemas de convívio social decorrentes da deformidade facial, a cirurgia poderá ser antecipada.

4 – COMO É O PÓS-OPERATÓRIO? Não é dolorido, apenas ocorre muito inchaço até o terceiro ou quarto dia após a cirurgia, e depois regride rápido podendo os pacientes estarem aptos para o trabalho (sem esforços físicos) por volta de 10 dias de pós-operatório.

5 – PROCURO QUAL PROFISSIONAL? O correto é procurar pelo Ortodontista, que vai encaminhar para um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, e que antes de começar o tratamento estes profissionais possam se reunir para discutir e planejar o caso.

6 – É CARO? O custo depende dos procedimentos que serão feitos, pois quanto mais longa a cirurgia, maiores serão os custos.  Na consulta inicial ou após o planejamento do caso, o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial estabelecerá o plano de tratamento e o custo e condições de pagamento do mesmo.

Deixe um comentário