Você está visualizando atualmente Fraturou uma lima dentro do Canal? VEJA COMO REMOVER – FACILMENTE !

Fraturou uma lima dentro do Canal? VEJA COMO REMOVER – FACILMENTE !

Remoção de instrumentos fraturados

Dentre os acidentes mais corriqueiros temos: fratura de instrumentos no interior dos canais, perfurações corono-radiculares, fratura radicular na tentativa de remoção de um retentor, desvios de canais, sobre-obturações.

Mas, a fratura de algum instrumento, durante a instrumentação dos canais radiculares, tem um percentual maior de ocorrência na clínica diária. Acontecendo, inclusive, entre profissionais mais experientes.

Diante do ocorrido, o mais importante é ter o compromisso de resolver o problema da melhor forma possível, beneficiando o paciente, um benefício obrigatório já que este confiou no seu plano de tratamento. Podendo, tanto utilizar de subsídios através de equipamentos e instrumentos desenhados com este propósito, ou recorrer a profissionais mais experientes neste quesito.

Neste vídeo, foi utilizada técnica em que se trata da associação do uso da lima manual com o ultrassom. Com movimentos oscilatórios e de tração a lima manual transporta a vibração do ultrassom e os movimentos de tração simultaneamente deslocam e puxam o instrumento fraturado para a porção cervical.

FONTE: Professor Doutor Ângelo Freire

Este post tem um comentário

  1. Elisangela

    Qual o risco que ficar pra sempre com um pedaço de lima no canal do dente

Deixe um comentário