Você está visualizando atualmente Gripe A: prevenção no consultório odontológico – INFORMAÇÃO: O Melhor Remédio

Gripe A: prevenção no consultório odontológico – INFORMAÇÃO: O Melhor Remédio

Gripe A: prevenção no consultório odontológico

Apesar de não haver muitos sinais de que a pandemia da Gripe A esteja bem controlada, agora já há mais informações sobre como prevenir a transmissão do vírus H1N1 e quais as primeiras medidas que devem ser tomadas em caso de suspeita e de confirmação. Além de divulgar e reforçar estas informações, a ABO orienta sobre os cuidados específicos para a prevenção dentro do consultório odontológico, com base nas opiniões e pareceres de especialistas em biossegurança e de entidades e órgãos de saúde e sanitários.

O cirurgião-dentista e demais profissionais que trabalham com ele mantêm um contato muito próximo dos pacientes durante o atendimento, o que cria oportunidades para que o vírus da Gripe A seja transmitido, assim como o da gripe sazonal, já que são doenças transmitidas por aerosóis. Diante deste risco, a recomendação ao CD é adiar a consulta do paciente que é caso confirmado da gripe, ou tem sintomas, e encaminhá-lo ao médico.

Esta também é a orientação de Enrique Acosta, cirurgião-dentista e diretor da Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), entidade internacional voltada à biossegurança na Odontologia e parceira da ABO. “O atendimento eletivo deste paciente pode esperar até que ele se recupere e não esteja mais infeccioso”, diz Acosta. Ele ainda destaca que, da mesma forma, os profissionais com os sintomas devem abster-se de realizar atendimentos.

Esta também é a posição do Center for Disease Control and Prevention (CDC), entidade dedicada a promover saúde e qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças, que também orienta sobre como conduzir os pacientes que chegarem ao consultório com os sintomas da gripe, antes que seu atendimento seja cancelado, com o objetivo de também proteger os demais presentes. Segundo o CDC, este paciente deve ser identificado logo na recepção, para que seja solicitado que use a máscara cirúrgica e também oferecido a ele lenços, caso necessite. Em seu site, a entidade disponibiliza material completo sobre controle de infecção pelo H1N1 ( www.cdc.gov/swineflu/guidelines_infection_control.htm).

Atendimentos urgentes

Mas o que fazer se um paciente com sintomas ou que seja caso confirmado da Gripe A solicitar atendimento odontológico por estar com dor? Segundo Acosta, o ideal seria realizar a consulta em um ambiente preparado para isolar infecções pelo ar, o que pode ser encontrado em hospitais. “No entanto, sei que será difícil conseguir essas condições, além do cirurgião-dentista precisar de treinamento especial para usar estes equipamentos”.

Mas ainda assim o diretor da Osap reforça que o atendimento deve ser adiado, principalmente de pessoas já confirmadas com a gripe. “Se ocorrer, é possível controlar a dor dental do paciente com analgásicos, antiinflamatórios e antibióticos, até que ele se recupere da doença”.

Além destas orientações, no Portal da ABO (www.abo.org.br), está disponível para download Informe Técnico sobre a Gripe A, elaborado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), com diversas orientações para o profissional de saúde. No site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) também estão disponíveis os documentos “Protocolo de procedimentos para manejo de casos e contatos de influenza A (H1N1)” e “Protocolo de notificação e investigação de casos”, entre outras informações e recomendações.

Atenção no consultório, sempre

Além destes cuidados destacados contra a Gripe A, o cirurgião-dentista e sua equipe devem também seguir os protocolos de biossegurança já conhecidos na área. “O uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI) a lavagem frequente das mãos são as medidas mais destacadas”, diz a cirurgiã-dentista Renata Pittella, consultora em biossegurança da ABO. E ela completa: “Caso a cadeia asséptica se quebre, existe risco de contaminação cruzada no consultório odontológico, e não apenas pelo vírus H1N1”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza on-line a Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde, que orienta o profissional a cuidar da sua saúde durante o atendimento, prevenindo diversas infecções, inclusive pelo vírus da Gripe A. O conteúdo completo da cartilha pode ser lido em http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/cartilha_mascara.pdf.

A Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap) também mantém publicado em seu site (www.osap.org), no item Infection Control Issues, documentos com informações detalhadas sobre os cuidados em biossegurança recomendados com relação a doenças respiratórias. Um deles é o “Protocol for Managing Dental Patients with Confirmed or Suspected Respiratory Infection and for Dental Patients with Confirmed or Suspected Tuberculosis”.

Em caso de suspeita…

Se atender algum paciente suspeito de ter contraído o vírus H1N1, o CD deve orientá-lo a procurar atendimento médico, de preferência em algum Hospital de Referência.

Os casos suspeitos também devem ser notificados imediatamente à Secretaria de Saúde Municipal e/ou Estadual. A notificação pode ser feita pelo Disque Notifica (0800 61 1997), pelo e-mail [email protected], ou no site do Ministério da Saúde, clicando no banner Influenza A (H1N1) e depois no Notifique Aqui. É prudente também anotar as informações do paciente, como nome, endereço, telefone, e-mail, para localizá-lo facilmente, se ele não se apresentar ao hospital indicado.

No site do ministério está disponível a lista dos Hospitais de Referência para Pandemia de Influenza. Qualquer outra informação pode ser conseguida através do Disque Central Médica do Centro de Vigilância Epidemiológica: 0800 55 54 66, ou no Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde: 0800 644 66 45.

Além de encaminhá-lo ao local correto para diagnóstico e pronto tratamento, o cirurgião-dentista, enquanto profissional de saúde, deve esclarecer seus pacientes em relação aos sintomas da doença e quais medidas devem ser tomadas.

FONTE: PORTAL ABO: www.abo.org.br

Mais informações:

Portal ABO: www.abo.org.br

Osap: www.osap.org , em Infection Control Issues

CDC: www.cdc.gov/OralHealth/infectioncontrol/index.htm

Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Secretaria de Vigilância em Saúde: www.saude.gov.br/svs

Anvisa

Deixe um comentário