Você está visualizando atualmente Papel de Organizações Não Governamentais em Estrategias Preventivas em Saúde Bucal

Papel de Organizações Não Governamentais em Estrategias Preventivas em Saúde Bucal

Dando continuidade ao debate sobre Odontologia e Saúde Coletiva no Ortoblog, temos o prazer de receber Ana Carolina Junqueira. Ela contará um pouco do seu trabalho como coordenadora de Saúde Bucal numa OSCIP que realiza ações preventivas em diversas comunidades na cidade de São Paulo.

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo em 2009, Ana Carolina Junqueira trabalhou em diversos projetos sociais durante a graduação, como o Projeto NAPRA – Núcleo de Apoio a Populações Ribeirinhas da Amazônia. Sempre preocupada com as questões sociais, é hoje Coordenadora de Saúde Bucal da Associação Odonto-Criança – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que busca, através do desenvolvimento de projetos de Educação em Saúde Bucal, contribuir com a saúde da população em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

Entrei na Faculdade acreditando que sairia dela direto para uma especialização ou residência em Cirurgia e Traumatologia. Nesta época, trabalhava como auxiliar odontológica de um excelente profissional especialista em Cirurgia Ortognática – Dr. Renato Vita. Suas cirurgias eram belíssimas e eu, encantada com aquilo, sonhava, um dia, ser eu a Cirurgiã.
Todo esse encantamento me rendeu belas notas na disciplina de Cirurgia, o que propiciou uma iniciação científica na área. Foi então que me vi em uma nova paixão: a pesquisa científica. Fiz estágio durante dois anos, pós-disciplina, realizando minha pesquisa com pacientes diabéticos. Apresentei meu painel com os resultados encontrados na Reunião de Pesquisa da FO-USP, o que me rendeu o 3º lugar da premiação! Fiquei muito feliz com o prêmio, obtendo ainda mais estímulo e dedicação para a área científica. Comecei então, a me preparar para a prova de mestrado em Cirurgia, que seria no final de 2010. Trabalhando, estudando muito, fazendo inglês particular para o teste Toefl, consegui!

Hoje, faço mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais na USP, além de ser Coordenadora de Saúde Bucal da Associação Odonto-Criança (AOC). Felizmente, as duas funções se complementam em vários aspectos, me deixando a cada dia mais motivada.

A Associação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que busca contribuir com a saúde da população em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, através do desenvolvimento de projetos de Educação em Saúde Bucal – e este é seu diferencial.
Sabe-se que grande parte da população precisa de atendimento, porém, não tem acesso ao serviço odontológico particular ou conveniado. Embora alguns programas de políticas públicas estejam presentes – como a fluoretação das águas de abastecimento e o Programa Brasil Sorridente – a situação dos brasileiros quanto aos índices de cárie, problemas periodontais e perda dental ainda são altos, embora decrescentes.

Acreditamos nisso e este é nosso foco. Temos uma rede de instituições querendo ser atendidas, porém não temos recursos para atender a todas. Necessitamos de parceiros, e empresas financiadoras, que acreditem na nossa missão e nos ajude a realizar essa mudança.
Hoje, trabalhamos em bairros como Jardim Panorama, Real Parque, Parelheiros, Rio Pequeno, entre outros. Tentamos atuar de forma que o conhecimento se multiplique e permaneça nestes locais. Assim, trabalhamos diretamente com as crianças e adolescentes, mas sempre abrangendo também os pais, educadores e Agentes de Proteção Social. O objetivo é impactar positivamente na qualidade de vida da criança e adolescente, assim como o seu núcleo familiar e comunidade onde vive.
Os eventos comunitários que realizamos contam sempre com o apoio dos nossos voluntários, fundamentais para a execução dos projetos. Cheios de alegria, dedicação e sede de aprendizado, eles nos ajudam a mudar a realidade das crianças e proporcionar milhares de sorrisos. Fico muito feliz em saber que, de alguma maneira, estou ajudando a melhorar não só a saúde bucal de milhares de pessoas, mas também suas vidas como um todo, proporcionando melhorias na saúde geral e no relacionamento social de uma população! E continuarei nesse foco, nessa luta!

Deixe um comentário