Você está visualizando atualmente Quais são os indicadores utilizados para escolher entre o planejamento ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico?

Quais são os indicadores utilizados para escolher entre o planejamento ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico?

No tratamento das discrepâncias esqueléticas, que indicadores utiliza para escolher entre o planejamento ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico?
Cibele Albergaria

Quem responde é o Professor Doutor Marcos Janson.

• Formado em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP – São Paulo).
• Especialista em Ortodontia pela FOB/USP – Bauru.
• Mestre em Ortodontia pela FOB/USP – Bauru. • Autor do livro “Ortodontia em Adultos e Tratamento Interdisciplinar”

Os indicadores que utilizo são os seguintes:

a) Queixa do paciente – é o parâmetro mais importante, pois está relacionado com a satisfação ao final do tratamento. Se a queixa principal é direcionada para alguma característica que não é possível de ser alterada pela movimentação, indico a cirurgia.

b) Restrição mecânica – se a má oclusão apresenta-se muito discrepante, determinando dificuldade mecânica ou reconhecida instabilidade dos resultados, direciono para a cirurgia. Um exemplo seriam as más oclusões com envolvimento vertical, como o excesso ou deficiência vertical da maxila e mordidas abertas em adultos.

c) Ausência dos traços faciais e limitação para obtê-los – a percepção de normalidade da face, principalmente por leigos, se dá pela presença dos traços característicos da face, como: perfil reto ou convexo, lábio superior à frente do ponto subnasal e na mesma linha ou à frente do lábio inferior, presença do sulco mentolabial, definição do mento e linha mento-pescoço. Esses traços, mesmo pouco definidos, conferem a forma normal à face, a qual é bem recebida pela sociedade. Em sua ausência, causam a percepção de anormalidade, muitas vezes não identificando-se o porquê, porém debilitando a estética facial. Na impossibilidade da correção por meios meramente ortodônticos, recomendo a cirurgia. O exemplo mais clássico são os casos de Classe II com retrusão mandibular e ausência de linha mento-pescoço. Nessas situações prefiro não realizar compensações.

FONTE: Entrevista R Dental Press Ortodon Ortop Facial Maringá, v. 14, n. 4, p. 33-42, jul./ago. 2009

Deixe um comentário