Você está visualizando atualmente Quanto tempo dura uma prótese sobreimplante?

Quanto tempo dura uma prótese sobreimplante?

Quanto tempo dura uma prótese sobreimplante?
Quem responde é o

Professor doutor Marco Bianchini

Professor Adjunto III do Departamento de Odontologia da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (disciplinas de Periodontia e Implantodontia);
Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia da UFSC;
Autor do livro “O passo a passo cirúrgico em Implantodontia”.

Essa é uma pergunta muito comum e que ouvimos bastante dos nossos pacientes. Geralmente eles sempre querem saber se o implante é para vida toda, mas quando se fala da prótese, são mais tolerantes. Na maioria das vezes, os pacientes aceitam bem que as próteses precisem ser trocadas depois de um determinado tempo. Assim, quando falamos que uma prótese sobre implante dura, em média, cinco anos, temos uma boa aceitação por parte dos clientes.

Na verdade, sabemos que o calcanhar de Aquiles de uma reabilitação sobre implantes é a parte protética. A maioria das consultas de manutenção acaba necessitando de algum manejo protético.
Seja um ajuste oclusal, um apertamento de parafuso, um polimento ou alívio, as próteses estão sempre sofrendo reparos e exigindo da nossa parte mais e mais consultas de manutenção. Quem não computar essas consultas no seu custo fixo, corre um sério risco de sofrer prejuízos financeiros.

Levando-se em consideração as diversas falhas que podem surgir nas reabilitações sobre implantes, podemos eleger o afrouxamento e a fratura dos parafusos como um dos problemas mais comuns, principalmente no primeiro ano após a instalação da prótese. As razões para o afrouxamento e até mesmo a fratura de parafusos de retenção das próteses são muitas.
Essas complicações podem ocorrer:
– Como resultado do torque inadequado,
– Formato incorreto da prótese,
– Componentes mal fabricados,
– Carga excessiva e incorreto desenho do parafuso.
Além disso, outras complicações podem surgir devido a esse afrouxamento ou fratura de parafusos envolvendo o implante propriamente dito e os seus tecidos peri-implantares.

Cirurgia de Implante e Protese Total Superior Fixa

Devemos sempre lembrar que fatores biomecânicos também podem desempenhar um papel importante no sucesso ou falha do conjunto implante-prótese, conforme o tipo de pilar utilizado. E ainda, distorções e irregularidades causadas por procedimentos de fundição no laboratório podem afetar o ajuste e estabilidade das reabilitações.

Se formos considerar como tempo de vida útil de uma prótese o período que ela fica em boca, sem necessitar de algum tipo de reparo ou intervenção, muito provavelmente teremos uma redução desses supostos cinco anos.
Torna-se necessário que tenhamos o bom senso e a coragem de explicar para os nossos pacientes, que uma prótese não é, e jamais será igual ou melhor do que um dente natural. Devemos esclarecer aos clientes que as falhas, reparos, manutenções e substituições de componentes fazem parte de quem recebeu esse tipo de tratamento. Mas também é nosso dever evidenciar aos pacientes que, quem recebe um trabalho protético sobre implantes, vai ter que conviver com um componente artificial para o resto de suas vidas.

FONTE:
Quanto tempo dura uma prótese sobreimplante?
Conselho Científico Implacil De Bortoli

Prótese sobre implantes com carga imediata tipo protocolo branemark

Prótese protocolo de porcelana superior

Este post tem um comentário

  1. iramil almada

    Estou feliz com o implante. Já tem 7 meses. Fiz uma revisão e tudo ok. Aproveito para para parabenizar o meu dentista.

Deixe um comentário