Você está visualizando atualmente Quinta Literária: Relato de um certo Oriente

Quinta Literária: Relato de um certo Oriente

Livro: Relato de um certo Oriente
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companha das Letras
ISBN: 88-359-0536-7

Sinopse
“Após um longo período de ausência, uma mulher regressa a Manaus, cidade de sua infância. Deseja encontrar Emilie, a extraordinária matriarca de uma família libanesa há muito radicada ali. Encontra a casa desfeita – como desfeitas para sempre estão as casas da infância.Situado entre o Oriente e o Amazonas, este relato é a busca de um mundo perdido, que se reconstrói nas falas alternadas das personagens, longínquos ecos da tradição oral dos narradores orientais.
Com o sopro das obras que vieram para ficar, Relato de um certo Oriente apresenta ao público o talento de um escritor, a força de seu texto envolvente e, sobretudo, lírico.Recebeu em 1990 o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e já foi publicado em vários países da Europa. 
“Não se resiste ao fascínio dessa prosa evocativa, traçada com raro senso plástico e pendor lírico: viagem encantatória por meandros de frases longas e límpidas, num ritmo de recorrências e remansos.” Davi Arrigucci Jr.”
Opinião Pessoal
Com uma narrativa não-linear, vamos conhecendo o dia-a-dia das primeiras famílias árabes que foram morar na distante e lendária cidade de Manaus. 
O livro relata a construção e a decadência de uma dessas famílias árabes. O livro é triste e doloroso, como tem que ser toda decadência.  As personagens vão tentando reconstruir a vida, mas sempre sobra aquele gostinho da derrota…

Nota (0 a 10): 7 – Para a gente sobreviver, com elegância, a decadência...

Deixe um comentário