Você está visualizando atualmente Sobre Vigilância Sanitária, Esterilização e Vantagens Competitivas.

Sobre Vigilância Sanitária, Esterilização e Vantagens Competitivas.

Outro dia, pelo Twitter, o Dr. Ricardo Ferreira de Paula (@oralview) propôs um tema interessante e pertinente: Vigilância Sanitária.
No meu ponto de vista, esterilização, desinfecção, limpeza e outros procedimentos relativos são commodities. Ou seja, não deveriam ser usados como vantagens competitivas. Não deveriam… Mas, o que se vê em alguns consultórios e clínicas é justamente o uso, ou melhor, o não-uso, dessa prerrogativa.
A Vigilância Sanitária tem várias normas e recomendações que devemos seguir. Algumas eu concordo, outras acho preciosismos. E tem aquelas que são, realmente, ‘viagens na maionese’. Mas a gente tenta seguir a risca, tudo bem direitinho…
E direitinho é o que não fazem algumas clínicas que cobram, por exemplo, cinco ‘real’ para arrancar fazer uma exodontia. Como eu sei? Meninos, eu vi!
Alô, alô Vigilância…
“Algum tempo atrás, um amigo pediu para que eu o substituísse na clínica onde trabalhava. Ele teria que fazer alguns exames.
Fui.
Aqui começa a história:
– instrumentais: pouquíssimos para uma clínica de alta-rotatividade;
– esterilização: só no início do expediente. Devido à alta-rotatividade e poucos instrumentais, durante o dia eram somente lavados.
– bandeja de ortodontia: Não se troca entre um paciente e outro. A atendente me alertou: ‘o senhor pede pra trocar o material a toda hora, não é assim… ’ Imaginem os alicates!
– sugador, lençol de borracha e sei-lá-mais-o-que: dentro do ‘tapuer’ com ‘germegrill’…
– A dentista falou comigo: ‘é melhor ele (paciente) tratar o canal em outro lugar, já que iria realizar movimentação ortodôntica… Porque aqui as coisas são mais ou menos esterilizadas… ’
Poderia ficar aqui contando mais mil e uma histórias, mas, depois dessa… ‘mais ou menos esterilizadas’, desisti.”
Estão vendo como é fácil usar os procedimentos de esterilização como vantagem competitiva? Certamente essas clínicas e consultórios não gastam a fortuna que gastamos para mantermos tudo dentro das normas da Vigilância Sanitária, mas podem ter certeza de que mesmo entrando na competição em desvantagem, não abrirei mão dos procedimentos corretos, pois vou manter a minha consciência bem limpinha.
Na verdade vamos virar esse jogo em outro campo: Trabalho e Competência!

Deixe um comentário