TUDO SOBRE — CLAREAMENTO DE DENTE NÃO-VITAL — TUTORIAL DEFINITIVO

Composição Básica: Peróxido de Carbamida a 37%

Indicação do Produto:O produto é indicado para o clareamento de dentes não-vitais por meio de aplicação e manutenção no interior da câmara pulpar (técnica walking bleach).

Considerações:

O número de aplicações depende do caso clínico e deve ser administrado pelo profissional. Geralmente 3 a 4 aplicações são suficientes.
Deve ser feita uma criteriosa avaliação do tratamento endodôntico, se há estrutura coronária suficiente para o clareamento dental e ausência de restaurações amplas no dente a ser clareado.
O uso durante a gravidez ou para lactantes não é recomendado.
O produto não é recomendado para pacientes que tenham histórico de reabsorção externa e/ou interna.
Em casos de rizogênese incompleta o produto e a técnica não devem ser utilizados.
Em casos de lesões periapicais deve haver o acompanhamento de um endodontista.
O produto não é recomendado em casos de calcificação da câmara pulpar e do conduto radicular.
Em casos de traumatismos pode ocorrer recidiva da cor após o clareamento. Informe o paciente sobre as possibilidades de sucesso e insucesso no clareamento. Previna a possibilidade de frustrar a expectativa do paciente.
Dentes não-vitais em tratamento clareador apresentam sua estrutura fragilizada devido à remoção do material restaurador do interior da câmara pulpar. Oriente o paciente para que tome cuidado e previna fratura acidental do elemento.não clareia materiais restauradores.
Para casos de dentes não-vitais demasiadamente fragilizados por remoção de estrutura dental recomenda-se a implantação de um pino de reforço intrarradicular após o clareamento

Efeitos Colaterais:
O mau vedamento cervical do conduto radicular pode permitir a chegada de peróxido até os ligamentos periodontais, causando dor e/ou reabsorção radicular.

Instruções de Uso:
endo011.Certifique-se clínica e radiograficamente se o tratamento endodôntico está adequado. Registre a cor do dente a ser clareado através de uma escala de cor e/ou fotografia antes de iniciar o clareamento.
2.Faça uma adequada abertura da câmara pulpar e limpe-a completamente, removendo todo o material restaurador.
3.Remova 3 mm de material obturador do conduto radicular e faça um selamento cervical de aproximadamente 2mm. O selamento deverá estar aproximadamente 2 mm da margem cervical e tem o objetivo de evitar a passagem do clareador para o periodonto.endo02
4.Aplique o produto no interior da câmara pulpar, prepare uma pequena bolinha achatada (ou tela) de algodão e posicione-a na cavidade sobre o clareador.

Na sequência, sele a cavidade com ionômero de vidro. Verifique a oclusão do paciente em movimentos de protrusão e lateralidade. O contato prematuro pode fraturar a restauração provisória e/ou dente.

endo035.Avalie o caso após 3 a 4 dias. Se necessário, repita as aplicações reavaliando sempre em 3 a 4 dias. O número de aplicações pode chegar até 8 vezes, conforme a evolução do caso.
6. Concluído o tratamento clareador, recomenda-se aguardar, no mínimo, uma semana para realizar a restauração definitiva.

VEJA O VÍDEO:

Abertura Coronária em Incisivos

Notas:
1- Observe sempre a evolução dos resultados após cada aplicação. Se de uma aplicação para outra os resultados não evoluírem então há uma evidência de que o clareamento chegou no seu limite.
2- Caso não se obtenha resultados ou se a evolução do clareamento for muito lenta verifique se todo o material restaurador da câmara pulpar foi efetivamente removido. A remoção incompleta de material restaurador no interior da câmara pulpar pode evitar a ação do clareador e prejudicar o clareamento.

Deixe um comentário