Você está visualizando atualmente [VÍDEO] CIRURGIA: REMOÇÃO DE UM ENORME CISTO NO CORPO DA MANDÍBULA – CENAS FORTES

[VÍDEO] CIRURGIA: REMOÇÃO DE UM ENORME CISTO NO CORPO DA MANDÍBULA – CENAS FORTES

O cisto é uma espécie de bolsa de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluido. Tem um crescimento lento e normalmente não apresenta sintomas. A palavra “cisto” vem do grego kystis, que significa saco, quisto, bexiga.

São cistos ODONTOLÓGICOS resultantes da proliferação de remanescentes epiteliais associados à formação dos dentes. O epitélio presente em cada um dos cistos odontogênicos é derivado de uma das seguintes fontes: lâmina dentária, órgão do esmalte e de bainha de Hertwig.
Os remanescentes epiteliais presentes na maxila e mandíbula são originais do ectoderma que reveste os processos embrionários que irão formar a face e boca ou de tecido epitelial que participa na odontogenese.

A presença pura e simples de restos epiteliais seria insuficiente para explicar a formação de um cisto. É necessária a ação de um agente, inflamatório por exemplo, capaz de estimular e determinar a proliferação desses remanescentes. Tal condição é freqüente nos maxilares, onde infecções e traumas são capazes de desencadear a resposta inflamatória.

Deixe um comentário