Você está visualizando atualmente [VÍDEO] — OBS: O PARAFUSO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A ORTODONTIA — SAIBA MAIS!

[VÍDEO] — OBS: O PARAFUSO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A ORTODONTIA — SAIBA MAIS!

1 – Dados dos estudos de Eric Liou e Chen indicam que a colocação dos mini-implantes (OBS) na crista infrazigomática se dá em duas áreas, sendo a primeira na região da raiz mésio-vestibular do primeiro molar superior e a segunda na raiz mésio-vestibular do segundo molar superior.
Qual o critério clínico ou orientação você recomenda para o posicionamento dos OBS sem risco de danos às estruturas adjacentes?

CHRIS CHANG
Eu recomendo realizar uma palpação para verificar o maior volume ósseo, normalmente localizado entre o primeiro e o segundo molar. A qualidade óssea também deve ser considerada. O osso mais espesso e denso está quase sempre localizado ao redor do primeiro molar superior devido à carga funcional, tal qual adverte a lei de Wolff.

2. Admiro o modo como o Sr. posiciona os mini-implantes (OBS) por via transmucosa na linha oblíqua externa da mandíbula, sem uma perfuração guia na cortical óssea. Tendo em vista o biótipo da mucosa, qual o segredo para evitar que o tecido mucoso se prenda às espiraisdos mini-implantes?

CHRIS CHANG
A técnica tem duas etapas:
1 – Deve-se iniciar sempre com uma pequena incisão guia, utilizando o explorador dental.
2 – No momento de fixar o miniparafuso a mucosa deve ser firmemente esticada.

10672335_698736246881925_2470352322001853754_nChris Chang é PhD em fisiologia óssea, ortodontista certificado pela Universidade de Indiana e diplomado pelo Board Americano de Ortodontia. É autor de várias publicações e “relatos de caso” e editor-chefe do Jornal Internacional de Ortodontia e Implantodontia (iJOI). Dr. Chang é palestrante frequente em todo o mundo em uma ampla gama de tópicos, incluindo o tratamento de dentes impactados, sorriso gengival, mecânica ortodôntica com mini-parafusos e “apresentações eficazes” de Steve Jobs.
Chris Chang é genuinamente um grande nome da Ortodontia mundial. Líder visionário de uma equipe muito bem treinada e motivada, é um exemplo de dedicação à Odontologia para o desenvolvimento e aprimoramento profissional, além de um exímio comunicador e palestrante. Recebe a todos de portas abertas em sua clínica em Taiwan sempre com uma energia incansável

3. Por que o Sr. recomenda o uso de parafusos em aço inoxidável ao invés dos de titânio?

CHRIS CHANG
A forma como eu posiciono os parafusos exige uma mudança de direção durante a inserção de modo a não atingir as raízes. Os mini-implantes em aço inoxidável são mais resistentes, especialmente para a cortical da linha oblíqua externa da mandíbula.

OBS4. É possível utilizar parafusos de titânio ao invés de parafusos de aço inoxidável na crista infrazigomática?

CHRIS CHANG
Sim.
Mas tendo em vista que a ponta de titânio é um pouco mais frágil, é necessário um maior aprofundamento no osso cortical antes de alterar o direcionamento final do parafuso.
Atenção: Não utilize parafusos com liga de titânio na linha oblíqua externa da mandíbula. Nessa região o osso é muito denso. Utilize somente miniparafusos de aço inoxidável na mandíbula!!!

VÍDEO: OBS-2. Buccal Shelf

FONTE:
ENTREVISTA COM CHRIS CHANG
Orthod. Sci. Pract. 2014; 7(27):249-251.

Deixe um comentário