Você está visualizando atualmente O Brasil continua Desdentado.

O Brasil continua Desdentado.

POST BY: Neto Miná

Foi noticiado ontem (13), pelo Ministério da Saúde a ampliação do fornecimento de próteses dentárias pelo Programa Brasil Sorridente. Por ano, serão repassados para 116 municipios, de 19 estados, 5 milhões de reais. O objetivo desse incentivo é entregar 563 mil próteses por ano. Um número significativo se avaliarmos que essa ação é apenas a extensão de um programa já existente.
Vamos aos cálculos:

Após essa ampliação, o Brasil passará a ter 780 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs). Estima-se que cada laboratório produza 83 mil próteses por ano. Logo, serão cerca de 600 milhões de próteses produzidas por ano.
Significativo??? Desculpe-me, é SURPREENDENTE.

Resalto que estamos analizando o serviço público de saúde, com suas precariedades e dificuldades de trabalho. O Programa Brasil Sorridente foi implantado em 2004 e ainda está sendo moldado. Quantos desdentados ainda estão sem assistência?

Os resultados Obtidos no SB Brasil 2010, devem ser comemorados, mas o passado Odontológico não pode ser apagado e esperamos cada vez mais medidas que priorizem a reabilitação dos pacientes. No Último ano (2010), foram investidos 600 milhões em Saúde Bucal e sabemos que grande parte desse investimento foi desviado. Investimentos só geram melhorias, quando há comprometimento político, respeito aos brasileiros .

Deixo meu apelo aos Coordenadores de Saúde Bucal e Cirurgiões Dentistas. Independente das “prioridades” politicas, partidárias ou ideológicas, dignifiquem nossa profissão. Sua maior função é promover saúde, gerar melhoria da qualidade de vida de seus pacientes. Exerçam suas funções com MAESTRIA e DIGNIDADE.

FONTE: Portal da Saúde.

Sobre o Autor:

Neto Miná Neto Miná é um estudante de odontologia baiano, natural de Itororó, que mora em Sampa e estuda na Universidade Paulista – UNIP. Voluntário do Banco de Dentes Humanos e aluno pesquisador em Saúde Bucal Coletiva.

Deixe um comentário