Você está visualizando atualmente 2ª Opinião: Cirurgia Plástica Periodontal – by: Priscila Campioni

2ª Opinião: Cirurgia Plástica Periodontal – by: Priscila Campioni

A Convidada especial da Coluna 2ª Opinião é a Dra. Priscila Campioni Rodrigues. Como um texto elegante e bem urdido , relata e informa sobre uma grande novidade na odontologia: A Cirurgia Plástica Periodontal.
A Coluna 2ª Opinião tem o grande prazer de apresentar mais um texto de qualidade, da nova geração de profissionais que estão mudando a Odontologia brasileira.
Bio:
A Dra. Priscila Campioni Rodrigues reside e trabalha na cidade Cravinhos, no interior paulista. Ela estudou odontologia na Universidade Estadual de Campinas FOP-UNICAMP.
Especializou em saúde pública e coletiva também pela FOP-UNICAMP. E agora está cursando especialização em Periodontia na mesma instituição.
Além de estudar e trabalhar, ela ainda é uma das dentistas voluntárias da ONG ‘Dentista do Bem’.
Cirurgia Plástica Periodontal:

Dra. Priscila Campioni
A cirurgia plástica periodontal é indicada nos casos em que haja comprometimento estético do sorriso do paciente em função de um defeito em mucosa, gengiva ou osso.
O paciente que decidir se submeter a um procedimento cirúrgico estético deve gozar de um bom controle de placa e boa saúde bucal, assim todos os problemas bucais devem ser sanados previamente, como doença periodontal ativa, cáries, problemas endodônticos, entre outros.
A cirurgia plástica periodontal engloba procedimentos realizados para prevenir ou corrigir defeitos de mucosa alveolar, osso ou gengiva. Causados por fatores anatômicos, traumáticos ou produzidos por doença.
Nesta definição estão incluídos diversos tratamentos de tecidos moles e duros, que apresentam como objetivo: aumento de coroa clínica, recontorno gengival, reconstrução de papila, cobertura radicular em áreas com retrações gengivais, correção de defeitos na mucosa em implantes, aumento do rebordo edentado, remoção de freios com inserções anômalas, exposição de dentes que provavelmente não erupcionarão, prevenção do colapso do rebordo associado à exodontia.
Os procedimentos mais comuns são o aumento gengival e o aumento de coroa clínica.
A principal indicação do aumento gengival é a estética em pacientes que apresentam retrações gengivais, deixando a raiz dental à mostra ao sorrir ou ao falar e também pode ser indicada para os casos em que há grande sensibilidade dentinária. É realizada através de procedimentos de enxerto de tecido mole, procedimentos de retalho reposicionado (lateralmente, obliquamente, girado, transposicionado, retalho de papila dupla) ou ainda pode-se lançar mão de tratamento periodontal regenerativo, como regeneração tecidual guiada (RTG).
O aumento de coroa clínica é indicado para solucionar problemas relacionados ao sorriso gengival e também para expor estrutura dentinária sadia quando se necessita expor lesão cariosa e/ou linha de fratura localizada subgengivalmente, expor margens de restaurações defeituosas ou términos para procedimentos de moldagem, que se encontram inacessíveis.
Para tal finalidade se utiliza procedimentos de gengivectomia, bisel interno/externo, retalho posicionado apicalmente com ou sem osteotectomia, procedimentos de extrusão dental forçada lenta ou forçada rápida.
As técnicas cirúrgicas periodontais disponíveis atualmente oferecem excelentes resultados estéticos e um pós-operatório tranqüilo ao paciente.
Bibliografia:
Lindhe, J; Karring, T; Lang, NP. Tratado de Periodontia Clínica e Implantodontia Oral. Editora Guanabara Koogan, 4 edição, p. 558 – 609, 2005.
Lourenço, AHT; Lourenço Junior, ET; Vitral, RWF. Cirurgia plástica periodontal: Uma abordagem para Ortodontia. Rev. Dental Press Periodontia Implantol., Maringá, v. 1, n. 2, p. 44-58, abr./maio/jun. 2007.
Machado, TP; Junior, JAS; Machado, WAS. Correção cirúrgica do sorriso gengival.
Rev. Científica OCEx, n 6, p. 36-37, 2002.
Pini Prato, G.P., et. al. Guided Tissue Regeneration in Gingival Recessions. Periodontol 2000, Chicago, v.11,p. 49-57,1996 
Contatos:
twitter @PriCampion

Deixe um comentário